/
/
“Em 5 anos o grande poder de compra estará nas mãos da Geração Z”, diz GfK

“Em 5 anos o grande poder de compra estará nas mãos da Geração Z”, diz GfK

O que esperar do consumidor nos próximos cinco anos? Felipe Mendes, diretor-geral da GfK para América Latina GfK aponta as transformações sobre consumo para os próximos anos. Confira!

A Geração Z tem papel determinante no consumo para os próximos anos. Não há dúvidas que esse público vem acentuando valores diversos e tendências de consumo impactantes, que seguiram por muito tempo.

A GfK , que acompanha cada passo do mercado e dos consumidores, por meio do estudo GfK Consumer Life, fez uma análise do que esperar do consumo (e deste público) para os próximos anos – levando em conta tudo o que ocorreu na sociedade ultimamente.

“As crises não apagam tendências pré-existentes, mas influenciam em novas trajetórias, e as transformações culturais e sociais ajudam as marcas a se reinventarem para o novo futuro e precisamos ter em mente que em cinco anos, o grande poder de compra estará nas mão da Geração Z”, declara Felipe Mendes, diretor-geral da GfK para América Latina.

Dentro deste contexto, o estudo GfK Consumer Life aponta três grandes tendências, que precisam ser levadas em conta nas tomadas de decisões das marcas, segundo Felipe Mendes.

Tendências de consumo para os próximos 5 anos

#1 Segurança
No topo das tendências mundiais desde antes de 2020, a segurança é algo que os consumidores buscam não só em relação a sua saúde e bem-estar, mas também com relação às ameaças virtuais e físicas.

#2 Consciência ecológica
Recém-chegada na segunda posição das tendências de comportamento do consumidor, a consciência ecológica está atrelada cada com a percepção que as mudanças climáticas que acontecem são muito graves. Essa é a visão de 71% das pessoas no mundo.

#3 Consumo consciente
Após a pandemia, os consumidores ficaram mais criteriosos, na busca por produtos e serviços de alta qualidade, e que estejam de acordo com a suas necessidades.

Felipe Mendes, diretor-geral da GfK para América Latina.

“Desde 2014, o principal valor que os brasileiros honram é a honestidade. Isso já diz muito sobre a visão que o consumidor terá de uma marca, produto ou serviço”

 

É a hora da honestidade para as marcas

Essas tendências, segundo Felipe Mendes, vão ao encontro das mudanças de valores da sociedade que impactam diretamente o modo de consumir.

As marcas que estão conectadas com o seu público sabem que entender os valores que se destacam a cada geração podem ajudar a definir inovações, mensagens e até o portfólio de produtos e serviços.

“Desde 2014, o principal valor que os brasileiros honram é a honestidade. Isso já diz muito sobre a visão que o consumidor terá de uma marca e um produto ou serviço. Se não houver transparência nessa relação, há uma grande chance uma ruptura de imagem, gerando perdas expressivas para os negócios”, explica Mendes.

“Se não houver transparência nessa relação, há uma grande chance uma ruptura de imagem, gerando perdas expressivas para os negócios” 

Para Mendes, os valores fundamentais tendem a permanecer relativamente consistentes, mas eles evoluem e se manifestam de novas maneiras, ajudam a entender nuances de comportamento além da demografia, cultura e outros fatores e podem informar estratégia de produto, mensagens, posicionamento da marca e muito mais. “As tendências são consequência das mudanças de valores e essa união de percepções precisam ser os guias nas tomadas de decisão de um negócio”, frisa Mendes.

Em ultima análise, é evidente que o “efeito pandemia” no comportamento de consumo disparou para as marcas a necessidade de um conhecimento sólido sobre seus clientes. Todas as transformações desse período ocasionaram uma forte necessidade de adaptação para todos – consumidores e empresas. Foram tempos imprevisíveis e como os consumidores reagiram a esse período definitivamente transformou o relacionamento entre clientes e marcas.

A maioria dos consumidores (sobretudo das novas gerações, como a Z) construíram um nova abordagem e narrativas de consumo impactadas por essa “memória” e por novos valores – e claro, pelos movimentos econômicos também -, as marcas precisam então ceder lugar a uma postura mais transparente para seguirem transacionando com segurança e bons resultados com seus clientes de agora e do futuro.


+ Notícias

O amor está no metaverso? Como nova realidade virtual vai influenciar novas formas de se relacionar

Como o storytelling cria conexões com ouvintes a partir de princípios da neurociência 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]