/
/
1 em cada 4 GenZ nunca fez um depósito em caixas eletrônicos

1 em cada 4 GenZ nunca fez um depósito em caixas eletrônicos

Estudo do Instituto Ipsos, encomendado pelo Nubank, revela como diferentes gerações na América Latina estão abandonando serviços financeiros presenciais e adotando o digital para controlar suas finanças.

Pagamentos de contas presenciais, consultas de saldos por caixas eletrônicos e até mesmo o saque tem sido cada vez menos utilizados, isso porque as inovações tecnológicas permitiram aos consumidores maior controle sobre suas decisões financeiras. Mas como as diferentes gerações e faixas de renda estão gerenciando seus recursos e interagindo com instituições financeiras no Brasil, Colômbia e México?

O estudo “A nova relação com o dinheiro”, realizado pelo Instituto Ipsos, a pedido do Nubank, ouviu 1,8 mil participantes abrangendo as gerações Z, Millennials, X e Baby Boomers para entender como diferentes gerações e faixas de renda estão gerindo recursos e interagindo com o sistema financeiro na América Latina.

Os dados mostram que 66% dos brasileiros preferem aplicativos financeiros para realizar transações, e a Geração Z, entre 18 e 25 anos, lidera o abandono dos serviços presenciais: um em cada quatro jovens nunca fez um depósito em caixa eletrônico, e 14% jamais realizaram saques nessas máquinas. Em todas as gerações, o Pix é o serviço mais utilizado, com três em cada quatro entrevistados realizando transações recorrentes pela plataforma.

Livia Chanes, CEO do Nubank, destaca o impacto dos apps financeiros na educação e no protagonismo financeiro dos consumidores: “se há 10 anos falávamos da importância da digitalização no acesso e inclusão, hoje falamos do protagonismo deles na educação financeira da população ao proporcionar ferramentas e orientações sobre como poupar e investir, promovendo um comportamento mais saudável com as finanças”.

Educação financeira no centro do digital

No estudo, aproximadamente 4 em cada 10 entrevistados mencionaram aplicativos e sites de instituições financeiras como as principais fontes de educação financeira. Em seguida, os participantes buscam conhecimento em mídias sociais (30%), sites especializados (29%) e blogs e portais de notícias (25%). No Brasil, o gerente de banco aparece apenas como a quinta fonte de informação.

O interesse por educação financeira cresce na região: no Brasil, 84% dos entrevistados estão ativamente buscando conhecimento sobre o tema, número que sobe para 95% na Colômbia. Entre gerações, enquanto mais da metade dos Boomers nunca teve acesso a educação financeira, 70% da geração X e 81% dos Millennials já receberam algum tipo de instrução.

Recomendação financeira e controle digital

Para 66% dos brasileiros e mais de 70% dos mexicanos e colombianos, o suporte em investimentos por instituições financeiras é bem-vindo, isso porque eles esperam que suas instituições financeiras façam recomendações sobre o assunto. “Este é um campo que ainda entendemos que há muitas oportunidades para evolução. Estamos trabalhando para colocar um assistente financeiro, hoje disponível a poucas pessoas, no bolso de cada um de nossos clientes. Queremos usar a tecnologia para fazer recomendações sob medida, transparentes e imparciais que ajudem nossos clientes em suas jornadas financeiras”, acrescenta Lívia. 

Nos três países, dinheiro deixou de ser visto como fonte exclusiva de preocupação e agora é associado a termos como “planejamento”, “futuro” e “investimento”. Guardar para emergências se tornou uma prioridade para todas as faixas etárias e rendas. No Brasil, metade dos entrevistados começou a investir nos últimos dois anos, refletindo uma tendência recente na América Latina, com 42% na Colômbia e 44% no México.

A pesquisa revela que, ao falar sobre organização financeira, um tópico comum no Brasil, na Colômbia e no México é a necessidade de guardar dinheiro, principalmente como uma proteção contra eventos inesperados. Quando se pergunta sobre os objetivos em relação a investir e poupar dinheiro, o campeão é “reserva de emergência”, sendo citado por cerca de metade das pessoas.

Segurança e controle

A confiança nas transações online é elevada, com mais de 94% dos entrevistados nos três países relatando segurança ou neutralidade. Para 80% dos brasileiros, o acesso ao saldo pelo app é uma importante ferramenta de controle financeiro. A geração Millennial se destaca em métodos de planejamento mensal, demonstrando grande atenção à gestão do orçamento e recorrendo a aplicativos e planilhas.

O estudo revela que a idade média para começar a aprender sobre finanças está nos 20 anos, momento atual da Geração Z, que está iniciando seu contato com o universo financeiro, mostrando que o futuro da gestão financeira na América Latina se firma cada vez mais no digital.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]