Pesquisar
Close this search box.
/
/
Eles só têm 13 anos, mas já mandam nos pais

Eles só têm 13 anos, mas já mandam nos pais

Caso você ainda não saiba lidar com os Millennials e com a Geração Z, respire fundo e acelere: vem aí a Geração Alpha

Esqueça dos Millenials e da Geração Z. Agora, quem está trazendo atenções e mudando como as famílias escolhem as compras é a Geração Alpha, composta pelas crianças nascidas a partir de 2010, as quais já chegaram em um mundo conectado, cercadas por tecnologia e estão desenvolvendo uma nova visão de mundo. Para elas, não há mais separação entre o mundo digital e a “vida real“. Isso influencia a forma como se relacionam, aprendem e experimentam o mundo ao seu redor.

As crianças da Geração Alpha são altamente influenciadas pela tecnologia, tendo sido expostas a estímulos visuais, sonoros e interativos desde cedo. Elas se sentem mais confortáveis utilizando dispositivos digitais do que a maioria dos adultos, especialmente do que seu tio Wagner, que só manda figurinhas de bom dia no WhatsApp. Além disso, essa geração valoriza quase que exclusivamente experiências acima do desejo por objetos materiais, demonstrando uma ênfase nas relações e na interação.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Na faculdade de Direito, segundo Émile Durkheim e Max Weber, aprendi que o indivíduo, por muitas vezes, é um fruto de seu meio. Quer um exemplo disso pensando na Geração Alpha? É muito curioso quando você repara que nós (eu, Millennial e você, que provavelmente também não é da Geração Alpha) passamos por dezenas de transições de tecnologia. Então, se você fala para alguém da minha idade fazer o sinal como se estivesse atendendo o telefone, a reação provavelmente seria com o polegar apontado para cima e com o mindinho para baixo (🤙🏻), mas, para a Geração Alpha, a resposta vai se parecer mais com isso aqui (✋🏻), como se fosse a mão segurando o celular.


Por dentro do CONAREC 2023

→ Participe do maior evento de CX da América Latina
Onde? Expo Transamérica – SP
Quando? 12 e 13 de Setembro

A Geração Z é complexa? Espere até conhecer os Alphas
será um dos temas debatidos no evento.
Vem com a gente! 💬


Via de regra, os pais de crianças da Geração Alpha são Millenials, preocupados financeiramente e que acreditam que seus filhos serão melhores do que eles, exceto em saúde mental. Mas como essas crianças que já são super conectadas estão impactando as decisões da família, desde onde vão para as férias até sobre os hábitos de alimentação?

Por passarem o dia inteiro na frente de uma tela, vendo TikTok e tendo na palma da sua mão uma fonte de ação, a Geração Alpha se tornou muito mais participativa, dizendo, por exemplo, que não vale mais a pena você ir de férias para Gramado e, sim, para a Argentina, porque viu no TikTok que na terra dos hermanos os Millennials de classe média teriam uma semana de realeza – o que de fato é verdade em 2023.

Conheça o Mundo do CX

A Geração Alpha já aprendeu a se posicionar desde cedo e brigar pelo que quer. Então, se a marca favorita de seus pais se envolveu com alguma polêmica, a criança sugere outra mais aceita nas redes sociais. Outro ponto bem importante é voltado para a preferência por experiências, em que a criança pode entrar em discussões bem clássicas, até mesmo opinando sobre comprar ou alugar um imóvel para a família.

Era claro que uma geração nova ia mudar os hábitos das pessoas à sua volta (olha como o Durkheim e o Weber estão sempre presentes), principalmente se tratando da geração que teve o maior salto de tecnologia entre as gerações anteriores. Eu, pessoalmente, estou ansioso para ver mais tempo de Geração Alpha e, principalmente, quando chegar o momento desta geração ter poder aquisitivo para tomar as suas próprias decisões.

*Pedro Sant’Anna é COO e fundador da Allu



+ NOTÍCIAS
Como a Geração Z está transformando o mercado automotivo
Gestão de tempo: 4 em 10 brasileiros vivem em ritmo acelerado demais

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]