/
/
Para GenZ, IA economiza tempo, mas pode prejudicar aprendizado

Para GenZ, IA economiza tempo, mas pode prejudicar aprendizado

Relatório da EY mostra que jovens equilibram entusiasmo e cautela em relação ao uso da inteligência artificial no trabalho e na vida pessoal

A Geração Z está cada vez mais imersiva no universo da Inteligência Artificial (IA). Até 2030, esse grupo deve representar 30% da força de trabalho global, e o que pensa sobre a tecnologia terá impacto direto no futuro do trabalho. O GenZReport, pesquisa global conduzida pela EY, mostra que essa geração vê a IA com entusiasmo, mas também com cautela.

Entre os principais riscos apontados estão a redução do aprendizado e da criatividade humana (43%), o aumento do desemprego por substituição de funções (43%) e a propagação de informações falsas (39%). Já entre os benefícios, destacam-se a economia de tempo em tarefas repetitivas (58%), a capacidade de analisar grandes volumes de dados (53%) e a redução de erros humanos (41%).

“Esses aspectos apontados pela Geração Z estão alinhados com as necessidades das empresas, o que é um ponto bastante interessante pensando que esses entrevistados formam a força de trabalho do futuro e serão os novos líderes”, aponta Daniela Brites, sócia de Gestão de Pessoas na EY.

O estudo ouviu 5.218 pessoas em 16 países (Canadá, Estados Unidos, México, Brasil, Reino Unido, Alemanha, Itália, França, Emirados Árabes, Nigéria, China, África do Sul, Índia, Indonésia, Coréia do Sul e Japão), de 17 a 27 anos. De acordo com os entrevistados, a maioria dos jovens pretende intensificar o uso da IA. No entanto, ainda há barreiras culturais: 58% dizem que usarão mais essa tecnologia no trabalho e 51%, na vida pessoal.

Outro dado relevante é que 42% dos entrevistados acreditam que professores tenderiam a desencorajar o uso de IA generativa para realização de tarefas escolares, enquanto apenas 15% disseram que os empregadores desestimulariam isso.

“É fundamental que as lideranças nas organizações desempenhem um papel ativo em incentivar o uso adequado da IA, promovendo um ambiente no qual a tecnologia seja vista como uma aliada, capaz de aumentar a eficiência e a precisão, sem comprometer o aprendizado e a criatividade. Ao apoiar a formação e o desenvolvimento das habilidades necessárias para utilizar essas ferramentas de forma ética e responsável, as lideranças podem garantir que a Geração Z se torne não apenas consumidora, mas também criadora de soluções inovadoras que moldarão o futuro do trabalho”, explica Brites.

Habilidades e formação da GenZ

A pesquisa dividiu os entrevistados em três grupos, de acordo com a frequência de uso da IA em oito atividades cotidianas, metade pessoais e metade profissionais. Apenas 15% são considerados superusuários, que utilizam a tecnologia em todas as frentes. A maioria (61%) é formada por usuários variados, com uso seletivo. Já 24% são classificados como retardatários, aqueles que usam IA raramente ou nunca.

“É importante ressaltar que este último grupo inclui tanto os que estão começando a explorar a IA quanto aqueles que ainda não tiveram contato com as aplicações mais comuns da tecnologia”, explica Daniela.

O estudo também mapeou as habilidades consideradas essenciais para o uso eficaz da IA no trabalho. Na visão de empregadores, estão julgamento analítico, flexibilidade, inteligência emocional e capacidade de detectar vieses. Já entre os jovens, há destaque para criatividade, pensamento crítico, programação e escrita, todas com 16% de menções.

Quando o assunto é aprendizado, o comportamento digital da Geração Z se reflete na forma como consome informação sobre IA. Apenas 14% apontam educadores ou programas formais de treinamento como fonte de aprendizado. A maioria (55%) busca informações nas redes sociais, seguida por artigos e notícias (35%).

Mesmo com esse perfil autônomo, mais da metade (52%) consome conteúdo sobre IA com frequência. Para Daniela, “Ainda há uma demanda por aprendizados mais formais, principalmente no que diz respeito a suporte e recursos para aprendizagem autoguiada”, afirma.

Apesar das preocupações, o sentimento predominante é positivo. Segundo o levantamento:

  • 56% acreditam que a IA os ajuda a aprender mais rápido;
  • 54% afirmam que a tecnologia melhorou seu desempenho no trabalho;
  • 44% estão otimistas com o impacto da IA em suas carreiras.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]