A Gazit Brasil comprou 70% do Internacional Shopping, de São Paulo. A companhia divulgou que o valor da transação ficou em R$ 937 milhões.
“O Internacional Shopping se destaca como um dos nossos melhores ativos, com uma localização excepcional e estratégica, densidade, grande visibilidade e acesso que possui todas as matrizes necessárias para torná-lo um dos complexos de uso misto mais desejáveis da região, combinando compras, restaurantes, diversão e trabalho”, comentou em nota Mia Stark, CEO da Gazit Brasil.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
A companhia é uma divisão do grupo israelense Gazit-Golbe, incorporadora e operadora global de shopping centers, e vem investindo fortemente no mercado brasileiro, especialmente em São Paulo.
Em 2015, a empresa aproveitou a crise econômica e a queda no valor dos ativos brasileiros para acelerar sua expansão no Brasil. Naquele ano, comprou parte do Mais Shopping, na zona Sul da cidade; e adquiriu o Shopping Light, no centro da cidade.
De lá para cá tem reforçado o portfólio em São Paulo, que já conta com parte ou a totalidade de shoppings como Cidade Jardim, Morumbi Town; Shoppping Light; Top Center; Cidade Jardim e outros.
Aquisição
O Internacional Shopping é um dos maiores shoppings do País, com 77 mil metros quadrados de ABL. A expectativa da companhia é que a transação finalize no final do primeiro trimestre deste ano. Os recursos para a compra vêm de alienações recentes, incluindo ganhos nas vendas de ativos, retenção de fluxo de caixa e outras fontes de capital da Companhia.
Hoje, o shopping tem índice de 98% de ocupação com 360 locatários, ancorado por hipermecados, restaurantes, entretenimentos e uma variedade de serviços e uso de conveniência, com vendas de aproximadamente R$ 1 bilhão, 30 milhões de visitantes e 4 milhões de veículos anualmente.
Segundo a Gazit Brasil, o empreendimento está “alinhado com a estratégia da Gazit Brasil que é focada em possuir ativos insubstituíveis, que compreende em um portfólio exclusivo em São Paulo, atraindo 8 milhões de visitantes mensais com aproximadamente R$ 4 bilhões de vendas anuais”.
Extra
A companhia está redesenhando seu portfólio. Além de aquisições, também tem se desfeito de alguns ativos. O mais recente foi a venda da unidade do hipermercado Extra Itaim, também na capital Paulista, por R$ 350 milhões. Segundo a empresa, ganho de caixa foi de R$ 140 milhões com a transação.
A venda faz parte da nova estratégia da empresa, da venda de ativos para investir em novos empreendimentos na cidade de São Paulo.
“A venda do Extra Itaim representa a capacidade da Gazit Brasil de continuar criando valor em sua estratégia focada na cidade de São Paulo, reciclando os recursos de capital desse negócio para outras oportunidades de valor agregado identificadas em toda a cidade “, afirmou Mia Stark, em nota.