Quando o consumidor compra uma lâmpada, geralmente vai direto para os modelos eletrônicos de 15W, porque são equivalentes às incandescentes de 60W. Por trás desse jogo de equivalência, existe um termo técnico usado pelo setor para medi-la, chamado de fluxo luminoso e medido em lúmens (lm). É ele que, na verdade, indica o quanto uma lâmpada ilumina.
?Quando chega em casa, se decepciona com a baixa qualidade da iluminação, achando que todo LED não ilumina como deveria?, afirma Jani Sousa, analista de produtos da Lâmpadas Golden.
Leia também: Custo benefício: o LED é a saída para economia de energia?
Por exemplo, uma lâmpada LED Golden de 5W tem um fluxo luminoso de 470, um valor aproximado ao fluxo luminoso de uma incandescente de 40W, por isso uma é equivalente à outra.
Sem regulamentação, não é obrigatório constar as especificações técnicas nas embalagens dos LEDs. Segundo Sousa, ?enquanto a norma de etiquetagem não existe, o consumidor terá que redobrar a atenção no momento da compra, já que os benefícios do produto não estão explícitos na embalagem?.
Leia também: Apague a luz, a energia (também) corre risco
Para a especialista, a principal orientação é buscar por marcas que já se preocupam em informar o consumidor. ?O ideal é a embalagem conter os dados técnicos, mesmo que isso não seja obrigatório?, finaliza.
A obrigação na adequação das embalagens deve acontecer somente após a certificação do Inmetro para lâmpadas LED, no segundo semestre de 2017. Portanto, para não fazer uma compra equivocada, o indicado é verificar o fluxo luminoso no verso da embalagem e comparar com modelos concorrentes. A decisão é do consumidor, mas se informar pode ser a melhor maneira de fazer uma compra consciente.
Leia também: São Paulo terá mais locais públicos com iluminação de LED
Eficiência luminosa é um parâmetro também de decisão. Ele define quantos lúmens a lâmpada ilumina por Watt (W) consumido. Quanto maior esse número, melhor. As incandescentes têm uma eficiência de 12 lm/W, as fluorescentes compactas têm uma média de 60 lm/W e o LED tem uma média de 80 lm/W.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Lâmpadas Golden.