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90% dos consumidores reduziram os gastos com refeições fora de casa

90% dos consumidores reduziram os gastos com refeições fora de casa

Inflação pesa e consumidor opta pela compra de itens mais baratos ou em promoção e diminui o delivery com alimentação, aponta pesquisa.

A inflação no Brasil tem impactado significativamente o poder de compra dos consumidores, especialmente no setor de alimentos. O aumento dos preços de itens essenciais, como arroz, feijão, leite, carne e ovos tem pressionado o orçamento das famílias, principalmente das classes mais baixas. Nesse sentido, a prática de levar comida de casa (marmita) e optar pela compra de itens em promoção estão sendo práticas cada vez mais constantes para a maioria dos brasileiros.

Para entender melhor este cenário, a GALUNION, empresa especializada no setor de foodservice, realizou mais uma edição da pesquisa “Alimentação Hoje: a visão do consumidor”, com as classes ABC de todo o País.

Para 62% dos participantes que levam marmita com alguma frequência, o principal motivo está relacionado à economia de dinheiro, seguido por comer de forma mais saudável para 60% e economizar tempo na refeição para 31%. Neste último, o índice é maior para a faixa etária de 18 a 24 anos, que salta para 42%.

Porém, o dado mais significativo mostra que 90% dos consumidores reduziram gastos com refeições fora de casa. Isso está intimamente ligado a inflação. Entre as ações para reduzir gastos mais praticadas pelos consumidores que participaram do levantamento, 38% aproveitam promoções, cupons ou descontos, com um percentual maior de 44% para a faixa etária de 18 a 24 anos. A ação é seguida por 36% ds consumidores que reduzem a frequência de refeições fora de casa. Além isso, 35% levam marmita ou preparam mais refeições em casa.

Cashback é benefício atrativo

Além disso, 52% das pessoas aumentaram a frequência de compra de itens mais baratos ou em promoção em restaurantes, bares, lanchonetes, cafeterias, padarias, fast-foods e similares nos últimos dois anos. A pesquisa mostra que, ao se sentirem reconhecidos pelas marcas que consomem, isso se torna um diferencial para os consumidores. Para 57% dos respondentes, por exemplo, um dos motivos que mais os agradam são os benefícios ou descontos em dinheiro, como cashback, dada a fidelidade com a marca, com uma valorização maior que chega a 61% para quem tem 61 anos ou mais.

Ainda de acordo com os hábitos de consumo nos últimos dois anos, 48% frequentam menos bares, pubs, casas de shows, danceterias, clubes, casas noturnas ou baladas, enquanto 39% consomem bebidas alcoólicas em menor frequência.

O impacto no delivery e em outros hábitos

Apesar de ter grande relevância no setor de foodservice, nesta edição foi possível verificar que houve uma queda de 11 pontos percentuais no número de consumidores que fazem pedidos via delivery ou pedem para retirar, que passou de 92% em abril de 2024 para 81% em março de 2025. Porém, há uma exceção para pessoas da classe A, que se mantiveram com números similares ao do ano passado, com 96%.

Traçando um cenário mais amplo, o estudo mostra quais foram as mudanças de consumo nos últimos dois anos. No quesito de frequentar praças de alimentação em shopping centers há um sinal de alerta, já que 48% relataram uma menor frequência, seguido de 25% sem alteração na frequência, 21% com maior e 5% que nunca fizeram. Números semelhantes são evidentes quando é levada em consideração sair para comer e beber em restaurantes, bares, lanchonetes e similares. 45% apontam diminuição na frequência, 29% aumento, 23% sem mudanças nessa questão e 3% que nunca fizeram.

Segundo Simone Galante, fundadora e CEO da GALUNION, esse cenário é reflexo de um conjunto de pressões, desde a inflação e o aumento dos custos de produção até os efeitos das variações cambiais e das condições climáticas sobre a cadeia de suprimentos. “Isso tem provocado uma mudança importante no comportamento do consumidor, que passa a repensar sua frequência de consumo fora do lar e a fazer escolhas mais racionais e acessíveis, buscando equilíbrio entre prazer, valor percebido e orçamento disponível.”

Prêmio Consumidor Moderno 2025

A votação para as categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025 está aberta. Você pode definir quem serão os grandes nomes da edição. O CEO do Ano reconhece a liderança e a visão estratégica de executivos no topo. Na categoria Hall da Fama, são homenageados os líderes com visão, estratégia e impacto positivo nas relações com clientes. Já o prêmio de Empresa do Ano valoriza as organizações que realmente fizeram a diferença na experiência do consumidor. Clique aqui e faça a sua escolha. A votação foi prorrogada até 16 de junho.

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