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Publico gamer exige propósito das marcas ao se envolverem com jogos

Publico gamer exige propósito das marcas ao se envolverem com jogos

Pesquisa revela que para 79% é importante que empresas respeitem a cultura gamer; veja as marcas mais conhecidas desse público

Visando compreender quais são as marcas mais conhecidas e usadas pelos gamers brasileiros, a Pesquisa Game Brasil 2025 (PGB) revela as preferências desse público, além da percepção dele se a companhia tem uma boa relação com os consumidores de jogos digitais.

A PGB mapeou mais de 400 marcas, entre 26 setores do mercado em geral. A novidade no painel de 2025 inclui quatro novos setores no mapeamento: Luxo, Viagem, Idiomas e Farmacêuticas, ampliando assim o conhecimento sobre a experiência desse consumidor além dos jogos.

Com essas adições, a PGB identificou que 80,6% dos entrevistados gostam de marcas que se relacionam com o universo de jogos digitais, e 79,4% acham importante que as empresas respeitem a cultura gamer.

“Para este público, é essencial que as marcas que decidam se envolver no cenário de jogos digitais não estejam lá sem um propósito e sem entendimento sobre como o meio gamer funciona”, diz Carlos Silva, CEO da Go Gamers, idealizadora da PGB. Isto também reflete outro dado da pesquisa: 77,9% dos entrevistados afirmam gostar de marcas que se relacionam com os eventos de jogos, como campeonatos e feiras.

Outros números levantados no painel:

  • 74,5% gostam de marcas que se relacionam com criadores de conteúdo;
  • 73,9% gostam de marcas quando aparecem dentro dos games (skins, itens, etc.);
  • 72,9% gostam de marcas que se relacionam com eSports;
  • 71,4% preferem comprar produtos de marcas que fazem publicidade com games.

Setores de consumo e marcas em destaque

A PGB identificou quais setores de mercado mais se envolvem com o meio dos jogos digitais, resultando no ranking a seguir:

  • 1. Higiene e Cuidados Pessoais: 86,5%
  • 2. Produtos Alimentícios: 81,5%
  • 3. Meios de Pagamentos: 72,7%
  • 4. Operadoras de Banda Larga: 69,5%
  • 5. Café: 68%
  • 6. Cartão de crédito: 67,3%
  • 7. Bancos: 67,1%

“Este ano, com exceção dos novos setores de mercado mapeados, não tivemos marcas diferentes das que já apareceram na edição 2024, o que demonstra uma solidez das empresas que já vinham se posicionando no mercado gamer e provando mais uma vez que entender os hábitos do consumidor, permite criar ações e projetos bem direcionados a este público e consequentemente trazer resultados”, conclui Carlos Silva.

A PGB 25 ainda traz quais marcas são as mais conhecidas entre o público gamer, em 26 categorias. Conheça algumas delas:

APP DE DELIVERY

●  iFood – 87,2%

BANCOS

● Nubank – 76,8%

CAFÉ

● 3 Corações – 71,8%

CARTÃO DE CRÉDITO

● Mastercard – 84,7%

CERVEJAS

● Heineken – 76,8%

CUIDADOS E HIGIENE

● Colgate – 77,2%

COSMÉTICOS

● O Boticário – 67,4%

ENERGÉTICOS

● Red Bull – 81,8%

FOOD SERVICE

● McDonald’s – 68,3%

TÊNIS

● Nike – 74,8%

LUXO

● Ferrari – 48,2%

AGÊNCIAS DE VIAGENS

● CVC – 54,9%

IDIOMAS

● CCAA – 46,5%

FARMÁCIAS E DROGARIAS

● Drogasil – 60,3%

SNACKS (DOCES)

● Nestlé – 55,3%

SNACKS (SALGADINHOS)

● Ruffles – 59,8%

COMPANHIA AÉREA

● LATAM Airlines Brasil – 65,9%

BEBIDAS ALCOÓLICAS

●            Jack Daniels – 66,3%

REFRIGERANTES

● Coca-Cola – 83,9%

MEIOS DE PAGAMENTO

● PayPal – 68,9%

TELECOMS

● Vivo – 75,4%

CARROS

● Fiat – 70,8%

PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

● Nestlé – 56,1%

LOJAS DE DEPARTAMENTO

● C&A – 56,6%

ROUPAS

● Nike – 51%

APOSTAS

● Betano – 51,3%

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