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O futuro do varejo dependerá da experiência de compra

O futuro do varejo dependerá da experiência de compra

Marcas e empreendedores precisarão sair de sua zona de conforto para alcançar aquilo que almeja

Em 2023, toda e qualquer experiência de compra será determinante para alavancar as vendas da marca. Termos como criatividade, inovação, conforto e personalização serão importantes para os varejistas se aproximarem de seus clientes.

Leia mais: Personalização e sustentabilidade: uma combinação que não dá match

Durante a NRF 2023 Retail’s Big Show, o termo D2C (direct to consumer) ganhou relevância e demonstrou ser prioridade de muitos varejistas. O cenário econômico instável e o impacto negativo que a pandemia provocou em alguns setores tem feito com que as indústrias repensem suas margens de lucro a fim de diminuírem o repasse de custos ao seu cliente final. E a estratégia D2C ajuda a frear gastos excessivos e contribui com a recuperação de parte das perdas financeiras.

Confira dicas para efetuar um processo fluido em D2C

varejo
Anita Bataglin, diretora de Growth Marketing da Infracommerce

Para desenvolver, implementar e gerenciar as operações, os empreendedores vão precisar buscar cada vez mais as alternativas  omnichannel para fazer com que a engrenagem funcione. Adotar tecnologia inovadora, digitalizar serviços, aprimorar e customizar processo de vendas, ampliar canais de atendimento e distribuição podem contribuir com a capilaridade do negócio.

Encantar o consumidor, ter um propósito claro, identificar quais são os seus valores e proporcionar diferentes experiências, seja no mundo físico ou virtual, serão fatores que irão contribuir com os pilares do futuro do varejo que se relacionam a profunda autenticidade, as lojas de experiências e ao branding de diálogo.

Richard Dickson, CEO da Mattel, fez um dos painéis que de forma prática traduziu estes pontos. Dickson contou que no decorrer dos 80 anos de vida da marca, a Mattel desenvolveu um playbook que determina a viabilidade ou não de suas novas marcas: propósito que gere valor real, tangível ao consumidor, design que reflita o desejo e a conexão emocional entre marca e cliente, ter relevância cultural, a marca precisa fazer parte do dia a dia de com quem se relaciona.

São inúmeros os desafios do e-commerce em 2023. Muitas marcas e empreendedores precisarão sair de sua zona de conforto para alcançar aquilo que almeja.

*Por Anita Bataglin, diretora de Growth Marketing da Infracommerce.


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