/
/
O futuro do segmento de Esports no Brasil e no mundo

O futuro do segmento de Esports no Brasil e no mundo

Estudos mostram que, a medida que o acesso à smartphones e internet móvel aumenta, maior é o envolvimento de jogadores e entusiastas de esportes eletrônicos

Os esportes eletrônicos cresceram tanto nos últimos anos que suas métricas já permitem comparações com os esportes tradicionais. Campeonatos milionários, profissionalização de jogadores, streams na televisão e a entrada de clubes esportivos tradicionais mostram o grande potencial desta nova vertente esportiva.
De acordo com o instituto de pesquisas Newzoo, o Brasil é o terceiro maior público de Esports do mundo, com 7,6 milhões de espectadores mensais, perdendo apenas para a China e os Estados Unidos. O crescimento da base foi de 20% de 2018 para cá, e esse aumento acelerado da audiência chegou a virar debate no Senado Federal.

Hábitos de consumo

Esports está conquistando cada vez mais adolescentes à medida que seu público se expande, e as gerações mais jovens passam a ter acesso à jogos e à Internet.
Por ora, no Brasil, a maior parte do público é masculina, de alta renda, que consome tecnologias avançadas para jogos online – os famosos PC Gamers, computadores montados com processadores capazes de performar os jogos mais avançados do mercado.
esports
Por outro lado, os dados da Newzoo apontam que mais de 25% do público de Esports não é composto por jogadores, e sim por espectadores passivos, que apenas consomem materiais relacionados.
Segundo estimativas do Business Insider Intelligence é esperado que o total de visualizações de Esports tenha uma taxa de crescimento anual de 9%, entre os anos de 2019 e 2023, passando de 454 milhões em 2019 para 646 milhões em 2023.

Futuro incerto no Brasil

Na última quinta-feira (21), o Senado realizou a segunda audiência pública da PL 383/2017, projeto de lei que visa regulamentar a prática dos esportes eletrônicos no Brasil.
O Governo dos Estados Unidos já reconhece jogadores profissionais de Esportes eletrônicos como atletas, o que permite a entrada de pro players no país com visto de permanência profissional.
No Brasil, as leis de proteção aos esportes tradicionais já seriam suficientes para definir as práticas esportivas eletrônicas como desporto, mas a falta de uma lei clara gera inseguranças no mercado.
esports
A regulamentação do setor busca trazer melhor controle e organização para os campeonatos esportivos, além de regularizar os jogadores e técnicos como profissionais registrados e reconhecidos, garantindo os mesmos direitos de qualquer profissional.
Enquanto as leis não estiverem bem definidas, não há muito o que se especular sobre o futuro dos Esports no Brasil pois, a depender das aprovações (principalmente em relação à presença ou não de jogos violentos nas competições), algumas coisas podem mudar de cara no cenário competitivo nacional.

Inclusão mobile

De acordo com a Business Insider, o futuro global dos Esports provavelmente estará nos braços dos dispositivos móveis, que são mais acessíveis que os computadores de alta performance, permitindo a entrada de um número muito maior de jogadores e fãs.
A pesquisa mostra que o segmento de jogos de disputas online para dispositivos móveis deve representar 45% do mercado de games do próximo ano.
Essa popularidade já está presente em alguns espaços competitivos, como a China, por exemplo, que já tem um cenário próspero de Esports com foco em mobile.
esports
Recentemente, no Brasil, aconteceu o primeiro campeonato esportivo do game Free Fire – battle royale que é concorrente direto do Fortnite, com mais de 10 milhões de jogadores brasileiros. O evento aconteceu no Rio de Janeiro, e bateu recordes de espectadores no YouTube, ultrapassando 2 milhões de espectadores simultâneos.
Um dos grandes motivos da popularidade do jogo por estas terras é a facilidade com que ele roda nos mais diversos tipos de smartphones, dos mais simples aos avançados, além de não exigir alta largura de banda, podendo ser jogado através de Internet 4G.
Estes dados reforçam a pesquisa da Business Insider, mostrando que o acesso aos jogos por dispositivos móveis são importantes para o crescimento em escala do mercado de Esports pelo mundo.
esports


+ SOBRE GAMES

Fortnite: entenda a obsessão da Geração Z
Aplicativos e jogos mais baixados pelos Millennials
Como a acessibilidade está transformando a vida de gamers do mundo inteiro

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]