Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como impulsionar a maturidade da empresa com operações inteligentes

Como impulsionar a maturidade da empresa com operações inteligentes

Accenture apresenta estudo com estratégias para alavancar a maturidade de empresas que querem se tornar future ready

Para uma empresa estar pronta para o futuro é preciso evoluir na velocidade das mudanças que o mundo vive. Esse ritmo se intensificou nos últimos dois anos, em parte devido à pandemia, que obrigou empresas e pessoas a mergulharem mais fundo e mais rápido na digitalização. Segundo um estudo de 2021 da Accenture, apenas 7% das empresas estão neste estágio de maturidade corporativa chamado future ready.

Mas o que é uma empresa future ready? Uma corporação inteligente, que trabalha com dados em todas as etapas e processos, investe e aproveita a tecnologia para otimizar a tomada de decisão e tem profissionais focados em avaliação e decisão.

A experiência da Accenture indica ganhos de até 60% em produtividade e eficiência em organizações que demonstram características future ready.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Para avançar nessa jornada, é necessário saber em que nível a empresa está. A Accenture identifica quatro níveis diferentes de maturidade operacional. Empresas estáveis, que tem ferramentas, alguns processos, mas que não estão totalmente padronizados. Nelas, há uso de dados, mas com informações incompletas e poucas análises.

Já no nível de maturidade eficiente, existe um grau de automação, algum tipo de consolidação de dados e mais profissionais focados em tecnologia, com automação em alguns processos. Com uma ciência de dados mais avançada e a geração de insights, além de práticas e processos padronizados, uma empresa pode ser considerada preditiva.

Para Flavia Couto, diretora-geral da Accenture para a América Latina, “existe o objetivo de fazer com que essas operações passem por capturar insights dos dados que estão sendo trabalhados e chegue no nível de maturidade que a gente chama de future ready”. Isso é possível com processos digitalizados de ponta a ponta, o uso consistente de inteligência artificial, nuvem e blockchain.

Leia Mais: Como transformar o uso de dados em inteligência, de fato?

Como multiplicar o valor rumo ao futuro

A pesquisa desenvolvida pela Accenture,O Multiplicador de Valor”, indica as alavancas essenciais para atingir um nível de maturidade operacional future ready: tecnologia, processos, dados e talentos.

Esse efeito multiplicador traz resultados, com uma composição não só de dados, mas tecnologia, processos e talentos trabalhando juntos para fazer com que a operação ela evolua. “A consequência é uma melhoria de rentabilidade, tem uma melhoria de eficiência, tem mais valor comercial”, destacou Flavia Couto.

O relatório estima que para organizações que melhoraram pelo menos um nível de maturidade, a rentabilidade global, medida pelo EBITDA, poderia crescer cerca de 17%.

As empresas brasileiras estão na média, de acordo com a avaliação do levantamento da Accenture. Para a diretora-geral para a América Latina, “no Brasil a gente está na média, em algumas áreas um pouquinho à frente do que está sendo feito lá fora”. As empresas brasileiras conseguiram evoluir bastante desde 2020, principalmente na parte de tecnologia.

Hoje, o desafio é fazer com que os profissionais trabalhem mais em conjunto com essa tecnologia. “Houve um investimento muito grande em tecnologia, só que a gente ainda precisa fazer com que esses processos sejam mais organizados”, aponta Flavia.

Leia Mais: Como a tecnologia revolucionou operação dos bancos

Ainda assim, empresas que fizeram processo de transformação grande ainda estão evoluindo nessa jornada. Isso porque não existe equilíbrio entre setores, áreas evoluem em ritmos diferentes.

“A grande virada é que, de fato, quando a empresa tem a maior parte dos seus processos num grau de maturidade superior, consegue trazer mais resultado, consegue trazer o cliente mais satisfeito, consegue trazer melhoria de resultado financeiro também”, ressalta Flavia.

Como multiplicar o valor rumo ao futuro

Tecnologia

Para começar: tecnologia. Ela é essencial para as empresas que buscam alcançar maturidade empresarial. Isso porque a adoção de novas soluções de tecnologia, como nuvem, inteligência artificial e blockchain, assim como a automação aumentam a eficiência e a orquestração de processos, além de reduzir desperdícios.

Processos

Já a melhoria dos processos tem, segundo a Accenture, impacto massivo na evolução da maturidade operacional de uma empresa. A implementação de programas de medição, experiência do consumidor, de funcionários e de parceiros; além de processos de gestão torna a execução diária mais fluida e ágil.

“Uma mudança operacional não é um evento pré-moldado e rápido; é uma jornada onde múltiplas ações que acontecem ao mesmo tempo podem ter um efeito multiplicador dramático”, apontam os autores do relatório, Manish Sharma, COO, e Kaushal Mody, CSO da Accenture.

Dados

Os dados se tornaram parte fundamental da elaboração de uma estratégia de negócios. A aplicação de dados, analytics e inteligência artificial melhora a performance da empresa, mas também as experiências dos clientes.

A integração de dados internos e externos permite elaborar insights mais rápidos e precisos, que apoiam a tomada de decisões mais bem fundamentadas.

Pelo menos 71% das empresas que estão prontas para o futuro priorizam análises baseadas em ciência de dados em vez da intuição. O levantamento da Accenture sugere que organizações estáveis ou eficientes enfrentam desafios tecnológicos e de orçamento para implementar sua capacidade de dados.

Talentos

A última alavanca citada pelo estudo são os talentos. Segundo o estudo da Accenture, as organizações que aperfeiçoam as habilidades de sua equipe têm praticamente o dobro de chances de pular do grau preditivo para a maturidade future ready. Isso porque o investimento em talento se reverte em satisfação e eficiência.

Engajar os colaboradores nessa transformação pode ser um desafio, especialmente para profissionais de áreas mais transacionais, segundo a diretora-geral da Accenture para a América Latina, e o investimento em atividades mais analíticas e qualificação em tecnologia.

Faça parte do maior congresso sobre experiência do cliente da América Latina

“Esse engajamento começa com a visão clara da empresa de que pessoas são importantes”, destaca Flavia Couto.

Nesse sentido, há dois aspectos para trabalhar os talentos: a estrutura, ajudando funcionários a se deslocarem entre funções, e a estratégia, ampliando a atuação humana por meio de máquinas.

Empresa future ready é atalho para CX mais eficiente

A partir do momento que a operação funciona melhor e está mais integrado, o reflexo é sentido também pelo consumidor final. “A parte tecnológica mais organizada e direcionada no processo faz com que as interações com o consumidor sejam mais ricas e, às vezes, menos frequentes”, explica Flavia.

Com a tecnologia e processos funcionando, há mais geração de informações que alimentam a inteligência analítica. O reflexo disso é mais eficiência nas operações e a capacidade de prever as dores e desejos dos consumidores, trazendo uma experiência do consumidor mais fluida e sem fricções.


+ Notícias

Nas redes sociais, uma imagem vale mais do que mil palavras?

O que está por trás da lábia de um bom vendedor?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]