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Fraudes aumentam perto de datas comemorativas

Fraudes aumentam perto de datas comemorativas

No Dia dos Pais, varejistas do e-commerce podem tomar alguns cuidados para evitar prejuízos

Como em outras datas comemorativas, o Dia dos Pais gera grande expectativa no comércio eletrônico. Em 2013, o faturamento dos e-commerce com a data foi de R$1,023 bi, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Ainda segundo a Associação, em 2014 é esperado um crescimento de 22% em relação ao ano anterior, o que representa uma movimentação de R$ 1,3 bi. O cálculo é feito levando em consideração o período de compras entre 28 de julho a 07 de agosto.

Com o aumento nas vendas, cresce também os problemas com compras fraudulentas. Durante o ano é registrado um prejuízo de, aproximadamente, R$ 600 milhões com métodos ilegais de compras.

Para prevenir problemas com as fraudes, Milton Tavares, cofundador da Konduto, startup brasileira especializada em análise de fraude e comportamento de compra na internet, separou algumas dicas que pode evitar dor de cabeça para os varejistas online.

* Os fraudadores sabem que o volume de pedidos aumenta e aproveitam para fazer pedidos falsos e tentar passar pelo filtro da loja. Mantenha a sua política de risco e não se sinta pressionado pelo aumento nas vendas.

* Em datas comemorativas é mais comum que uma pessoa envie um presente para outra, como um filho em São Paulo mandando um presente para o pai na Bahia. Muitos filtros antifraude barram este tipo de operação por considera-la arriscada, mas você pode estar evitando que clientes legítimos completem a venda a tempo de chegar o presente. Então, para evitar a frustração do cliente e uma possível perda de venda, se tiver dúvida em relação a um pedido, não hesite em entrar em contato com o comprador.

* Você pode pedir para ele confirmar alguns dados que um cliente legítimo saberia de cabeça (data de nascimento, signo, banco que emitiu o cartão de crédito), mas que um fraudador que criou um cadastro falso não irá saber. As redes sociais também são ótimos lugares para confirmar a identidade de um comprador.

*Milton Tavares é cofundador da Konduto

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