/
/
Auditoria é essencial para empresas de todo porte

Auditoria é essencial para empresas de todo porte

O mecanismo de controle deve abranger desde o nível operacional até a diretoria

Empresas de todos os portes estão sempre em busca de atingir suas metas. A grande ferramenta para isso é um bom sistema de controles internos, que visa à eficiência operacional. Para conseguir essa eficiência, porém, é preciso acompanhar passo a passo a condução dos negócios e garantir que a organização como um todo esteja executando suas atividades da melhor forma, evitando ineficiências e perda de patrimônio da empresa.
Os riscos de todo esse processo devem ser gerenciados. O papel da Auditoria Interna é justamente esse, ao controlar e avaliar a aplicabilidade dos controles internos, para salvaguardar o patrimônio da empresa e evitar fraudes, desfalques, subornos ou ineficiências.

O trabalho da Auditoria Interna implica exame de todas as operações e de seus registros contábeis, para que se possa assegurar que as políticas e normas do Sistema de Controles Internos estão sendo cumpridas.
No dia a dia, a Auditoria Interna exerce suas funções de forma independente, normalmente se reportando à Presidência, ao Conselho de Administração ou ao Comitê de Auditoria. Na prática, é um mecanismo de controle que abrange todos os níveis da empresa, ou seja, desde o operacional até a diretoria.

Sendo assim, ela analisa informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da empresa, e tem um papel fundamental na melhoria dos controles, na qualidade das informações geradas, na segurança do sistema de informações, na eficiência operacional e na salvaguarda dos ativos, uma vez que lhe cabe estar atenta e recomendar melhorias em todos os aspectos da vida empresarial.

O valor agregado da Auditoria Interna é substancial, pois tem impacto positivo gerado pelas recomendações que maximizam resultados, minimizam gastos, mitigam riscos, tornam adequado o nível de controles internos, contribuindo diretamente para o retorno do capital investido e para bater as metas empresariais.
Sendo assim, fazer uso da Auditoria Interna não é um privilégio das grandes corporações, mas de empresas de todo porte, já que todo empresário consciente de suas responsabilidades deve e quer garantir que seu negócio seja rentável e duradouro.

* Vagner Jaime Rodrigues é professor universitário e sócio do Grupo Trevisan Gestão & Consultoria.

Leia mais:

Inovação e interação

Mobilidade é um dos pilares do omnichannel

A experiência de compra faz toda a diferença

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]