Empresas de todos os portes estão sempre em busca de atingir suas metas. A grande ferramenta para isso é um bom sistema de controles internos, que visa à eficiência operacional. Para conseguir essa eficiência, porém, é preciso acompanhar passo a passo a condução dos negócios e garantir que a organização como um todo esteja executando suas atividades da melhor forma, evitando ineficiências e perda de patrimônio da empresa.
Os riscos de todo esse processo devem ser gerenciados. O papel da Auditoria Interna é justamente esse, ao controlar e avaliar a aplicabilidade dos controles internos, para salvaguardar o patrimônio da empresa e evitar fraudes, desfalques, subornos ou ineficiências.
O trabalho da Auditoria Interna implica exame de todas as operações e de seus registros contábeis, para que se possa assegurar que as políticas e normas do Sistema de Controles Internos estão sendo cumpridas.
No dia a dia, a Auditoria Interna exerce suas funções de forma independente, normalmente se reportando à Presidência, ao Conselho de Administração ou ao Comitê de Auditoria. Na prática, é um mecanismo de controle que abrange todos os níveis da empresa, ou seja, desde o operacional até a diretoria.
Sendo assim, ela analisa informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da empresa, e tem um papel fundamental na melhoria dos controles, na qualidade das informações geradas, na segurança do sistema de informações, na eficiência operacional e na salvaguarda dos ativos, uma vez que lhe cabe estar atenta e recomendar melhorias em todos os aspectos da vida empresarial.
O valor agregado da Auditoria Interna é substancial, pois tem impacto positivo gerado pelas recomendações que maximizam resultados, minimizam gastos, mitigam riscos, tornam adequado o nível de controles internos, contribuindo diretamente para o retorno do capital investido e para bater as metas empresariais.
Sendo assim, fazer uso da Auditoria Interna não é um privilégio das grandes corporações, mas de empresas de todo porte, já que todo empresário consciente de suas responsabilidades deve e quer garantir que seu negócio seja rentável e duradouro.
* Vagner Jaime Rodrigues é professor universitário e sócio do Grupo Trevisan Gestão & Consultoria.
Leia mais:
Inovação e interação