Estimular programas de mobilidade social para atender a população de baixa renda e acelerar startups. É com esse intuito que o Ford Fund, braço filantrópico da montadora americana, lançou o Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade em parceria com a Artemísia, organização de fomento a negócios de impacto social.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
A ideia da empresa é acelerar 20 projetos em estágio inicial que tragam soluções inovadoras de transporte, seja em zonas urbanas ou rurais. A Artemísia será responsável pela identificação dos projetos mais promissores. As inscrições das startups interessadas devem ser iniciadas em agosto.
“Negócios de impacto social são escaláveis, replicáveis e sustentáveis capazes de criar soluções inovadoras para problemas sociais complexos”, diz Jim Vella, presidente do Ford Fund, por meio de nota. “Essas startups podem nos trazer novas oportunidades de engajamento junto às comunidades e para nos ajudar a fazer a vida das pessoas melhor”.
Transformação da montadora
A investida da Ford em projetos que pretendem ir além do automóvel tradicional faz todo o sentido. Apesar do Ford Fund Lab ser um movimento da divisão filantrópica da companhia, a própria empresa fundada por Henry Ford já vem fazendo uma série de investimentos em projetos de mobilidade urbana e inteligência artificial.
Em abril, a Ford anunciou que irá aportar US$ 1 bilhão nos próximos cinco anos na Argo AI, empresa de inteligência artificial fundada por ex-diretores do Google e do Uber.
Além disso, no fim de 2015, a empresa já anunciara que havia separado US$ 4,5 bilhões para avançar na construção de modelos de carros elétricos e autônomos.