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Foco do Itaú em tecnologia rende frutos

Foco do Itaú em tecnologia rende frutos

Banco registra marco de um saque por segundo via identificação biométrica. Para diretor de canais de atendimento do Itaú, "a mobilidade mudará o relacionamento com  clientes"

A conveniência de sacar dinheiro, fazer consultas a saldos e extratos usando apenas o toque do dedo, sem a necessidade do cartão do seu banco está ganhando cada vez mais adeptos. O Itaú registrou na primeira quinzena de fevereiro média de um saque por segundo sem o uso de cartões, com os clientes utilizando a identificação biométrica para efetuar as operações de forma mais rápida e segura.

O banco foi o primeiro no Brasil a possibilitar o saque de dinheiro por identificação biométrica nas agências e caixas eletrônicos. Até o final de 2014 espera-se que 20 milhões de clientes do banco estejam cadastrados podendo utilizar a tecnologia nas 4,1 mil agências e 27,9 mil caixas eletrônicos.

Além de toda a conveniência proporcionada pelo biometria, o Itaú tem monitorado o uso da tecnologia para adaptar e atender de maneira mais exata às necessidades dos seus clientes. Levantamento recente do banco, com sua base de clientes Pessoa Física, indicou que as manhãs dos dias úteis durante a semana são as que registram o maior volume de operações bancárias pela internet.

A faixa de horário das 8h às 11h de segunda à sexta é a que concentra o maior número de acessos ao canal (28%). A segunda faixa de horário mais utilizada pelos correntistas online é das 14h às 17h (22%), seguida pelo intervalo entre 21h e 23h (7%). Já nos finais de semana, a faixa de horário das 9h às 12h no sábado é a que registra maior número de operações (27%) no canal. Considerando períodos de 24 horas ao longo de uma semana comum, sem feriados, verifica-se que 33% dos clientes fazem uso do internet banking nos horários em que as agências físicas não estão abertas ao público (das 20h às 10h).

De acordo com o Itaú, o uso da tecnologia pelos seus clientes tem crescido a uma taxa de 30% ao mês. Em 2013 o Itaú fechou o ano com 7% das transações de clientes realizadas através do celular. Hoje, esse canal já supera o canal telefone tradicional em volume de transações. “Manteremos muito foco na nossa estratégia de alavancar o uso de canais remotos de atendimento eletrônico (internet e mobile) e esperamos altas taxas de crescimento”, acrescenta Ricardo Ribeiro Guerra – Diretor de Canais de Atendimento do Itaú.

Cada vez mais a interação digital exige das empresas mais atratividade e conveniência, não só da interface de seus produtos e serviços, mas na personalização da experiência do cliente. Para Guerra, a mobilidade, sem dúvida, é um dos principais motores deste avanço. “Sua adoção vem crescendo a níveis muito altos e nossa perspectiva é que isso se mantenha ainda pelos próximos anos. Já contamos, atualmente, com mais de 3 milhões de clientes usando a solução de aplicativo de celular e tablet do banco. Um aumento de aproximadamente 750% em relação a 2010”, revela. 

Em 2013 o Itaú teve mais de 730 milhões de transações de banking e mais de 1,2 bilhões de envio de alertas SMS, o que demonstra que esse canal vem se tornando muito representativo dentro do banco. “Em poucos anos será o segundo mais importante, somente atrás da internet”, salienta Guerra.

Para penetrar de forma agressiva neste mercado, o Itaú divulgou um plano de investimentos em tecnologia, entre 2012 e 2015, de R$ 11,1 bilhões. Nele estão contemplados a construção de um novo data center, a execução de importantes projetos relacionados a gestão de dados e plataforma multicanal, assim como todo desenvolvimento de novos produtos e serviços.

“Acreditamos que a mobilidade mudará a forma como nos relacionamos com nossos clientes e temos investido muito neste sentido”, conclui Guerra.

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