Kathryn Bigelow entrou para a história por ser a primeira mulher a ganhar o Oscar de melhor direção, em 2010, pelo filme “Guerra ao Terror” e até hoje é uma das únicas cinco cineastas que concorreram a essa estatueta, ao longo dos 90 anos da premiação. O reconhecimento quase nulo do trabalho feminino realizado atrás das câmeras pode ser uma barreira para meninas que sonham com uma carreira na indústria cinematográfica. Afinal, a educação também se dá pelo exemplo. Diante dessa realidade, a Disney está empenhada em buscar um final feliz para garotas de todo o mundo. Com o projeto #SouPrincesaSouReal, a Disney vai patrocinar 21 jovens de 13 países que vão filmar curtas-metragens digitais sobre mulheres inspiradoras. A série será compartilhada por meio de plataformas digitais.
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As futuras cineastas colocarão a mão na massa ao lado de técnicos especialistas da Apple, terão sessões de mentoria e produção com profissionais da Summerjax (empresa liderada por mulheres) e conversarão com especialistas em storytelling da Disney. Após o workshop, as garotas começarão suas jornadas, cada uma em seu país de origem, com mentoria contínua da Disney, da Apple e da Summerjax até que seus vídeos sejam lançados nas mídias sociais em outubro.
“Cada jovem do #SouPrincesaSouReal trará suas perspectivas e experiências únicas, mas todas dividem a mesma paixão por contar histórias e fazer a diferença no mundo”, diz Zenia Mucha, vice-presidente sênior de comunicações da The Walt Disney Company. “Nosso objetivo é dar a elas uma dose equilibrada de conhecimentos técnicos e inspiração criativa para que possam passar sua visão de mundo aos outros.”
Os conteúdos produzidos também ajudarão a arrecadar doações para a iniciativa Girl Up. É que, a cada curtida ou compartilhamento de vídeos ou fotos no Facebook, Instagram ou Twitter com a hashtag #SouPrincesaSouReal, a Disney Worldwide Services vai doar US$ 1 para o Girl Up, de modo a apoiar o empoderamento e o desenvolvimento de lideranças femininas A expectativa é angariar U$S 1 milhão.
“Os recursos disponibilizados pela Disney para o empoderamento de garotas e para ajudar a aprender a importância do storytelling darão a elas a confiança de que precisam para atingirem seus objetivos e ajudar umas as outras”, afirma Melissa Kilby, co-diretora executiva do projeto Girl Up. “No ano passado, as doações da Disney nos ajudaram a levar a rede do Girl Up para fora das fronteiras dos Estados Unidos, representando uma oportunidade para milhares de garotas que puderam desenvolver capacidades de liderança.”
A iniciativa deste ano segue o sucesso da série fotográfica do #SouPrincesaSouReal que juntou 19 fotógrafas de 15 países para capturar histórias inspiradoras de garotas e mulheres comuns, a fim de encorajar crianças a buscarem seus objetivos. Essa campanha atingiu milhões de famílias em todo o mundo com a doação de US$ 1 milhão para o Girl Up em menos de cinco dias. As imagens dessa campanha bem-sucedida foram exibidas na sede da ONU em Nova York.