Pesquisar
Close this search box.
/
/
Fidelize com simplicidade

Fidelize com simplicidade

Para atingir o público certo, programas de fidelidade precisam ser simples

Programas de fidelidade no varejo ajudam o setor a entregar valor ao consumidor. Atingir esse nível de diferenciação, contudo, não é fácil, porque somente agora o consumidor consegue enxergar vantagens na iniciativa. É que programas de fidelidade nasceram no Brasil com as companhias aéreas e bancos, que ofereceram uma experiência nada agradável ao consumidor.

Com isso, a percepção de que o negócio era complexo demais, que era difícil fazer resgate de pontos, ficou na cabeça do consumidor. Com a democratização dos programas no varejo, e com a expansão de empresas de coalizão, os processos ficaram mais simples. ?Essa má experiência influenciou a adesão do brasileiro aos programas em redes varejistas. Mas hoje eles se tornaram mais eficientes e muito mais simples?, afirma Fábio Santoro, vice-presidente da Dotz.


Renato Grego, da Starbuks: programa baseado em pontos, com recompensa imediata

Para Luciano Otero, diretor de varejo Smiles, quanto mais simples a ativação, melhor. ?Precisa ser transparente, simples, acessível e fácil. É isso que confere velocidade é o que dita para o cliente se o programa vai ser bom ou não?, afirma. ?A partir do momento em que essa percepção é transmitida, o programa se fortalece e inicia-se um círculo virtuoso?, diz. O programa Mais Cultura, da Livraria Cultura, por exemplo, tem na simplicidade a sua eficácia. Assim que passa no caixa, o cliente sabe o valor que os pontos que acumulou representam e decide, na efetivação da compra, se quer usá-lo ou não.

Na Starbucks, a lógica da simplicidade é a mesma. À medida que o cliente usa o programa, ele ganha estrelas e quanto mais estrelas, maiores os benefícios, de acordo com três níveis. ?O primeiro ponto é ser fácil e acessível para o cliente. A facilidade e a velocidade de conseguir chegar aos níveis é o grande atrativo?, avalia Renato Greto, gerente sênior da Starbucks no Brasil.

Para Adriano Araújo, diretor executivo da dunnhumby, quando bem implantado o programa se torna relevante para o consumidor. ?O brasileiro adora uma vantagem e ganhar prêmios, mas em geral, eles veem pouco valor em programas de fidelidade porque eles acham que recebem pouco em troca?, afirma. O foco dos programas hoje é no transacional e não no relacional ? que é a expectativa que o consumidor tem. ?O cliente espera que você ofereça coisas muito mais relevantes?, diz.

Tendências para fidelizar
O que pode vir por aí quando o assunto é fidelizar o cliente

O que: vários em um
Conhecidos como programas de coalizão, esse tipo de iniciativa tem ganhado espaço no Brasil por ser um modelo mais simples e barato para os médios varejistas.
Nível de implantação no Brasil: em crescimento
Quem faz: por aqui, há empresas como Multiplus, Netpoints e Dotz, que têm se fortalecido e atraíram empresas grandes como Marisa, McDonald?s e Magazine Luiza a varejistas regionais como Super Nosso, Esplanada, Paulistão Supermercados, etc.

O que: soluções mobile
Quem é fiel pode fazer o pagamento pelo celular, ser avisado de alguma promoção ou simplesmente receber um ?olá? no smartphone.
Nível de implantação no Brasil: chegando lá. A Netpoints deve colocar no mercado nos próximos meses um aplicativo que avisará o cliente cadastrado sobre uma oferta assim que ele entrar na loja ? tudo com base no histórico de compra dele.
Quem faz: Starbucks
A marca tem aplicativo que permite aos clientes cadastrados fazer o pagamento via celular. Funciona assim: com geolocalização, o aplicativo verifica se você está perto de uma loja da rede. Se estiver, ele pergunta se o cliente quer ?o de sempre?. Ao fazer o pedido pelo aplicativo, o cliente passa na loja e faz o pagamento via celular e pega a bebida, que já estará pronta.

O que: benefícios sem pontos
É oferecer benefícios que não estão atrelados a qualquer tipo de pontuação.
Nível de implantação no Brasil: a espera
Quem faz: Panera Bread
A famosa padaria norteamericana tem o programa MyPanera, que não é atrelado a pontos. Ao se cadastrar, o cliente recebe o cartão do programa e assim que ele utiliza ele pode ser surpreendido com algum produto: seja uma novidade ou um item que está frequentemente na lista de compras do cliente ? tudo assim, de surpresa. Quanto mais o cliente usar, mais ele é surpreendido. O programa também oferece desafios aos clientes, que são recompensados pela participação.

O que: serviços como benefícios ? mas pago
É oferecer algum serviço exclusivo como vantagem
Nível de implantação no Brasil: difícil dizer
Quem faz: Amazon
Se tem uma empresa que sabe fidelizar o cliente é o gigante do e-commerce. Com o Amazon Prime, os mais de 40 milhões clientes não se incomodam de pagar até US$ 99 por ano para terem vantagens como frete grátis e acesso ilimitado a conteúdo, como filmes, shows, livros e música, bem como terem a possibilidade de receberam o pedido em até uma hora, dependend do local.

Confira na próxima edição da revista NOVAREJO (edição 41) reportagem especial que mostra quando e porque implantar programas de fidelidade no varejo.

Leia mais

Programa fidelidade gera US$ 4,36 bi em vendas para Sears

WiFi aumenta fidelidade do cliente

Cartão fidelidade impulsiona números da Starbucks

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]