Anualmente, cerca de 300 milhões de toneladas de produtos agrícolas são desperdiçados, mesmo com o crescente apelo para o consumo de frutas, legumes e verduras diariamente. Isso acontece em grande parte porque os produtos com aparência ruim são descartados pelos próprios produtores, uma vez que não terão espaço nas gôndolas dos supermercados, mesmo sendo tão saborosos e nutritivos quanto seus pares visualmente mais agradáveis.
Somente na França, 40% da produção agrícola é desperdiçada por causa do tamanho ou estética dos alimentos. Vendo aí uma oportunidade, a Intermarché, terceira maior rede de supermercados do país, desenvolveu a campanha ?Les Fruits et Legumes Moches?, que pode ser traduzida como ?Frutas e Vegetais Inglórios?, com personagens que celebram hortifrútis com aparência diferente do normal.
Figuras como a Maçã Grotesca, a Berinjela Desfigurada e o Limão Fracassado são apresentadas em uma comunicação que brinca com o uso dos alimentos e reforça o fato de que o estômago não vê diferença nenhuma entre uma laranja redonda e outra oval.
A Intermarché comprou dos fazendeiros esses produtos que normalmente seriam descartados, colocou-os em espaços nobres nos pontos de venda, claramente identificados com o mote da campanha, e investiu na comunicação online e offline desses produtos. Foi feita a distribuição de amostras de sucos, sopas e produtos in natura para demonstrar que o sabor é o mesmo de uma fruta ?normal?, mas com um incentivo: 30% de desconto nesses itens imperfeitos.
O resultado foi um sucesso: nos primeiros dois dias da ação, cada loja da rede vendeu em média 1200 kg dos produtos ?inglórios?, com um aumento de 24% no fluxo de clientes nesses pontos de venda, o que certamente se reverteu em vendas adicionais para outras categorias. Nas redes sociais os resultados também impressionam, com mais de 13 milhões de pessoas impactadas em um mês e um grande volume de mídia espontânea gerada. Confira abaixo o vídeo e a galeria de fotos com os legumes.
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