/
/
Fecomercio e IDV projetam retomada do crescimento

Fecomercio e IDV projetam retomada do crescimento

Após desaceleração em julho, expectativa é que varejo cresça nos próximos 3 meses
Legenda da foto
Foto: Shutterstock.

Tanto a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) quanto o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) divulgaram expectativas otimistas a respeito do varejo neste ano.

O índice Antecedente de Vendas (IAV) do IDV projeta crescimento para agosto, setembro e outubro são de 3,1%, 2,8% e 3,1%, respectivamente. Estatística leva em conta os mesmos meses de 2013. Já o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da cidade de São Paulo, medido pela Fecomercio, chegou a 110,5 pontos em agosto tendo um crescimento de 0,9%, em relação a julho deste ano.

O IAV é realizado mensalmente pelos associados do IDV e divulgado 30 dias antes da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE. No mês passado, apresentou queda na expectativa de vendas: -0,7%. Nos últimos 16 meses o IAV-IDV demonstrou aderência com o indicador do IBGE.

Para o presidente do IDV, Flávio Rocha, apesar de fatores como a inflação alta, que continua minando o poder de consumo e a confiança do consumidor e o rigor na concessão do crédito, há aspectos positivos ?fortes?, como a ?estabilização do endividamento das famílias e baixos índices de inadimplência e de desocupação?.

O ICC da Fecomércio, que pretende revelar a percepção das pessoas sobre a situação atual da economia, é composto pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), que subiu 0,8%, e pelo Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), que cresceu 1,0%. Na comparação com agosto de 2013, o ICC apresentou queda vertiginosa: -16,9%.

Leia mais:

Percepção sobre estoques piora em agosto

Varejo: o grande transformador do PIB br

Brasil cai no ranking dos mais atraentes para investir, mas ainda é promissor

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Geração Z organiza as finanças, mas adia o planejamento para a aposentadoria
Jovens controlam melhor as finanças no presente, mas ainda enxergam o longo prazo como algo distante; para executivo da Bradesco Vida e Previdência, mercado precisa adaptar linguagem e produtos a essa nova relação com o dinheiro
O Strava virou ferramenta para escolher onde morar?
Mapas de calor criados a partir de corridas e pedaladas dão pistas sobre segurança, infraestrutura e qualidade de vida dos bairros pelo mundo
Como reduzir a queda de engajamento dos funcionários em tempos de festa
Grandes eventos e datas comemorativas desafiam a produtividade, mas também abrem espaço para empresas fortalecerem pertencimento, reconhecimento e engajamento das equipes
Mercado de assinaturas cresce puxado por setor pet e IA, aponta estudo
Pesquisa aponta que 51% dos consumidores brasileiros preveem aumento nos gastos com assinaturas nos próximos cinco anos, mas cobram mais atenção a preço e qualidade dos serviços

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Do clique ao dano: quem responde nas novas relações de consumo? Menos estímulos, mais experiência? Novas cobranças do WhatsApp Marco Legal da Cibersegurança: o que muda?