Pesquisar
Close this search box.
/
/
Faturamento das MPEs paulistas cresce 2% em 2013

Faturamento das MPEs paulistas cresce 2% em 2013

Apesar do aumento, houve desaceleração no ritmo de crescimento do indicador na comparação com anos anteriores, segundo pesquisa do Sebrae-SP. Comercio cresceu 4,3% no período

As micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentaram, em 2013, crescimento de 2% no faturamento real (já descontada a inflação), na comparação com o ano anterior. Em 2013, a receita total do universo das MPEs paulistas foi de R$ 568,1 bilhões. Os dados são da pesquisa Indicadores Sebrae-SP.

?O aumento de 2% no faturamento aponta uma desaceleração no ritmo de crescimento que o indicador vinha mostrando nos anos anteriores?, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

Segundo Caetano, o resultado mais tímido teve influência da forte base de comparação, já que, em 2012, o faturamento havia avançado 8,1% em relação a 2011, 4,4% na comparação de 2011 com 2010 e 10,4% no confronto entre 2010 e 2009. ?Além disso, o crescimento modesto da economia brasileira em 2013 também afetou o desempenho das micro e pequenas empresas paulistas?, completa Caetano.

Por setores, os resultados quanto ao faturamento, no ano passado, foram queda de 3,4% na indústria, aumento de 4,3% no comércio e avanço de 1% nos serviços.

?Foi o primeiro ano com queda de faturamento na indústria, desde 2009, que foi o ano da crise internacional. Comércio e serviços se beneficiaram do elevado nível de consumo no mercado interno?, afirma o consultor do Sebrae-SP, Pedro Gonçalves.

A pesquisa também mostra que, em 2013, o Grande ABC foi a região que apresentou melhor resultado: alta de 6,1% no faturamento ante 2012. O município de São Paulo teve crescimento de 2,9% no período. A Região Metropolitana de São Paulo e o interior do Estado registraram aumento de 2% e 1,9%, respectivamente, no faturamento em igual período.

Quanto ao pessoal ocupado, que inclui sócios-proprietários, familiares, empregados e terceirizados, o levantamento aponta redução de 0,9% em 2013 ante o ano anterior. O rendimento dos empregados das MPEs, na mesma base de comparação, apresentou avanço de 6,7%. Por sua vez, a folha de salários, que engloba salários e outras remunerações, ficou 3,8% maior de 2012 para 2013.

Expectativas
Para os próximos seis meses, 49% dos donos de MPEs do Estado de São Paulo disseram, em janeiro deste ano, esperar que o faturamento de seus negócios se mantenha estável. Quanto à evolução da economia brasileira, aumentou a parcela dos que aguardam uma piora na atividade econômica nos próximos seis meses: de 8% em janeiro de 2013 para 16% em janeiro deste ano.

?A previsão é de desempenho modesto da economia brasileira este ano e tendência de desaceleração do consumo interno por conta da inflação persistente, aumento menor do salário mínimo e redução no volume de contratações?, diz Gonçalves. ?Esses fatores devem fazer com que as MPEs tenham seu crescimento contido porque dependem muito do mercado consumidor interno?, conclui o consultor do Sebrae-SP.  

De acordo com ele, a indústria, que passou por problemas de competitividade ao longo de 2013, deve apresentar alguma recuperação em 2014.

A pesquisa
A pesquisa Indicadores Sebrae-SP é realizada mensalmente, com apoio da Fundação Seade. São entrevistados 2.716 proprietários de MPEs do Estado de São Paulo por mês. Na pesquisa, as MPEs são definidas como empresas de comércio e serviços com até 49 empregados e empresas da indústria de transformação com até 99 empregados, com faturamento bruto anual até R$ 3,6 milhões. Os dados reais apresentados foram deflacionados pelo INPC-IBGE.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]