/
/
Faturamento das 350 maiores redes de varejo do País cresce acima da média

Faturamento das 350 maiores redes de varejo do País cresce acima da média

Enquanto o varejo geral registrou queda nas vendas em 2016, as 350 maiores companhias do País apresentaram aumento de 7,7%, segundo Ranking NOVAREJO Brasileiro

A crise foi forte e atingiu a todos, mas não da mesma forma. No varejo, podemos encontrar realidades diferentes entre as redes. Enquanto a média do varejo apresentou recuo nas vendas de quase 7%, segundo o IBGE, as 350
maiores companhias do setor do País apresentaram aumento de 7,7% nas vendas.
Elas fazem parte do Ranking NOVAREJO 2017, estudo realizado pelo Centro de Inteligência Padrão – CIP, em parceria com a Serasa Experian e a Mastercard. As empresas presentes no ranking conseguiram fazer ajustes a tempo de aproveitar as oportunidades que a recessão também trouxe.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
O maior representante dessas oportunidades é o Atacarejo. De todos os 12 segmentos analisados pelo ranking, ele foi o que mais cresceu: o faturamento foi 16,8% maior – muito acima da média das 350 maiores.
Preços competitivos e lojas cada vez mais próximas dos consumidores foram alguns fatores que ajudaram o segmento a crescer tanto. Muitas companhias veem em suas bandeiras de atacarejo o principal driver de crescimento, é o caso do GPA, com a bandeira Assaí.

Outros segmentos

O faturamento do segmento de Óticas também foi destaque e registrou o segundo maior aumento entre as 350 maiores, de 13,2%. O setor de fato conseguiu sair da mesmice. O foco em moda elevou o valor agregado dos produtos e aumentou as margens das varejistas. Mas foi ainda os produtos ligados a problemas óticos que manteve o crescimento do segmento.
Como parte das grandes redes do segmento tem a rua como principal foco de expansão, elas conseguiram acelerar as aberturas de lojas em 2016, por conta de valores mais atrativos de alugueis, e inseriram faturamento novo a conta.
Para se ter uma ideia, Óticas foi o segmento que mais abriu lojas: a expansão foi de 12,3%
O setor de Material de Construção, de todos os analisados, foi o único que não conseguiu segurar números positivos. No período, o faturamento recuou 1,5%. Era de se esperar que as redes do setor tivessem momentos difíceis.  Dependente de crédito e de confiança, o segmento sofreu com a alta dos juros e com o desemprego, que influenciou na decisão dos brasileiros de não contrair dívidas.
Confira no infográfico abaixo o desempenho de faturamento dos segmentos analisados pelo Ranking NOVAREJO Brasileiro 2017.

Acesse aqui a edição completa do Ranking NOVAREJO Brasileiro 2017 e tenha em mãos a publicação mais completa sobre o setor. 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]