O McDonald’s comemora 35 anos de Brasil nesta quinta-feira, 13 de fevereiro. O primeiro restaurante foi inaugurado em Copacabana,
famoso bairro da capital fluminense. Dois anos depois, foi a vez de a cidade de São Paulo receber a novidade, com a abertura de um
restaurante na avenida Paulista.
Hoje, a Arcos Dorados, maior franquia da marca no mundo, opera mais de 800 unidades em todo o país (presentes em 192 cidades
brasileiras), em parceria com 62 fraqueados e mais de 200 fornecedores.
Para comemorar esse momento, está no ar a campanha institucional Que bom que você veio, que já entrou para o hall de campanhas inesquecíveis, como foi com Gostoso como a vida deve ser, passando pelo jingle do Big Mac, até a frase Amo Muito Tudo Isso, que já
faz parte da memória coletiva.
A empresa considera 2014 um ano especial também porque o Brasil será anfitrião da Copa do Mundo da FIFA 2014™, evento do qual é
uma das patrocinadoras oficiais. O McDonald’s é responsável pelo treinamento dos voluntários que vão atuar durante a competição e
levará mais de 1.400 crianças para entrar em campo com as estrelas das seleções que participarão do torneio, por meio do projeto Sonho de Craque.
No Brasil, a marca foi precursora de algumas iniciativas, sempre buscando antecipar-se às expectativas de seus clientes, como na divulgação das informações nutricionais de seus produtos e na apresentação do primeiro cardápio em braile. Além disso, apoia uma
das maiores manifestações de solidariedade no país, o McDia Feliz, projeto do Instituto Ronald McDonald que, no ano passado, arrecadou R$ 20,4 milhões. Essa verba será destinada ao combate do câncer infantojuvenil.
Conheça algumas curiosidades da marca que faz sucesso entre adultos e crianças e cativa tanto quanto polemiza.
• A rede brasileira, que procura regionalizar seu menu de acordo com o país, tem com produtos inspirados nos brasileiros, como o temporário sanduíche Frango com Catupiry, a torta de banana e o guaraná.
• O Cheddar McMelt chegou ao Brasil em uma promoção sazonal em 1994, ganhou a preferência dos consumidores e se tornou uma opção permanente do cardápio.
• O Mc Donald’s é a rede alimentícia mais visitada pelos internautas brasileiros.
• A cada ano, os clientes consomem um total de 150 mil cebolas nas lojas brasileiras do Mc Donald’s. São necessárias 600 minivans para carregar essa quantidade.
• Os caminhões que transportam os produtos da lanchonete percorrem 9,5 milhões de quilômetros por ano – 24 vezes a distância até a Lua.
• A cadeia brasileira da rede é 8º lugar no ranking mundial de vendas do restaurante.
• O Big Mac foi criado no ano de 1967, por Jim Delligatti, franqueado de Pittsburgh. No ano seguinte, o sanduíche que seria a cara da rede foi incorporado ao menu fixo.
• O nome do queijo cheddar é uma homenagem à vila inglesa de Cheddar, próxima à cidade de Bristol, onde o queijo começou a ser fabricado em 1856.
• Cada pão com gergelim tem, em média, 178 grãos de gergelim, também conhecido como sésamo.
• O nome do quarteirão vem do inglês, em que se chama Quarter Pound (um quarto de libra, medida de peso usada nos Estados Unidos e
Inglaterra). O nome equivale ao peso do sanduíche.
• A cada ano, os clientes consomem um total de 150 mil cebolas nas lojas brasileiras do Mc Donald’s. São necessárias 600 minivans para carregar essa quantidade.
• As lojas brasileiras são as únicas a oferecer guaraná como opção de bebida e torta de banana como sobremesa.
• Os caminhões que transportam os produtos da lanchonete percorrem 9,5 milhões de quilômetros por ano – 24 vezes a distância até a Lua.
• A rede comemora os 35 anos com o anúncio de que usará carne sustentável a partir de 2016.
• A regionalização é uma preocupação para a rede, por isso o Md Donald’s australiano passou a se chamar Macca’s, como é conhecido por lá.
• E isso é levado tão a sério, que existe até o McSpaghetti. Curiosamente, a iguaria é servida nas Filipinas e não na Itália. E Na terra das vacas sagradas, o tradicional Big Mac dá lugar ao Chicken Maharaja-Mac, feito de frango.
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