Pesquisar
Close this search box.
/
/
7 fatores que definirão o mercado consumidor na próxima década

7 fatores que definirão o mercado consumidor na próxima década

Pesquisa Global Consumer Trends explora como será a evolução dos negócios ao redor do mundo até 2030

Se você parar para pensar em como a forma de consumir mudou nos últimos 10 anos, vai perceber que houve uma grande revolução. E o que esperar dos próximos 10 anos? A consultoria Mintel lançou o relatório Global Consumer Trends 2030, com 7 fatores que irão impactar mercados, marcas e consumidores na próxima década.

De acordo com o relatório, os 7 fatores que vão impulsionar a decisão de compra do consumir nos próximos dez anos são bem-estar, ambiente, tecnologia, direitos, identidade, utilidade e experiências.

Veja abaixo como cada um desses fatores vai influenciar o mercado consumidor nos próximos 10 anos:

1. BEM-ESTAR

mercado consumidor

De acordo com o relatório, o bem-estar não é mais simplesmente cuidar de si em termos gerais. As pessoas estão se familiarizando e questionando produtos que prometem soluções rápidas. Ao mesmo tempo, há uma demanda crescente por produtos que melhoram a vida de fato, em vez de simplesmente fazer mudanças superficiais. Segundo o relatório, as barreiras para falar e entender o bem-estar emocional e mental estão sendo derrubadas e, nos próximos 10 anos, haverá oportunidades para as marcas se tornarem parceiros de bem-estar dos clientes.

Veja três tendências relacionadas ao bem-estar para 2030, segundo o relatório:

1. O consumo de carne vermelha deixa de ser mainstream, passar a ser item de luxo e vira tabu até o fim da década;

2. Desenvolvimento de micro robôs na corrente sanguínea para combater de forma proativa e preventiva as doenças;

3. A posse de veículos diminui conforme a disputa por espaço físico e o impacto ambiental da poluição do ar se tornam uma prioridade.


2. AMBIENTE

mercado consumidor

Com o aumento populacional, haverá necessidade de maximizar espaços e encontrar novas maneiras de compartilhar recursos. Com cidades cada vez mais populosas, o custo imobiliário irá crescer e as residências precisarão ficar ainda menores. Por outro lado, com a tecnologia de telecomunicação melhor e mais acessível, haverá condições de trabalho flexíveis, permitindo que os consumidores se tornem nômades digitais.

Nos próximos 10 anos, as tensões sociais aumentarão com a intensificação da competição por recursos. Segundo a pesquisa, haverá maior pressão sobre as cidades para continuarem a se expandir, invadindo as áreas rurais restantes e aumentando o custo de produção de alimentos, tornando os produtos básicos ainda mais caros para a maioria das pessoas.

Veja três tendências relacionadas ao ambiente para 2030, segundo o relatório:

1. A ética política, social, científica e econômica irá direcionar a inovação, enquanto as pessoas aprendem a lidar com uma nova realidade climática;

2. Surgimento de casas modulares e micro-casas disponíveis para compra ou aluguel flexível;

3. Criação de políticas universais de trabalho remoto e a explosão dos regimes de trabalho temporário ou freelancer.


3. TECNOLOGIA

A tecnologia será cada vez mais onipresente em nossas vidas. Com a expectativa de que o 5G conecte 125 bilhões de dispositivos até 2030 (são 11 bilhões em 2019), a tecnologia móvel irá transformar o modo em que vivenciamos o trabalho, o aprendizado e o lazer.

De acordo com o relatório, elementos de realidade virtual e realidade aumentada (VR / AR) irão revolucionar indústrias, como turismo e entretenimento, enquanto os e-sports rivalizam em popularidade com os esportes físicos tradicionais. Por outro lado, o relatório indica que os consumidores irão se opor a lojas totalmente automatizadas, exigindo maior interação humana.

Veja três tendências relacionadas à tecnologia para 2030, segundo o relatório:

Impulsionados pelo 5G, e-sports superam os esportes físicos em popularidade;

Viajar via realidade virtual será a forma mais popular de turismo;

Plantações urbanas e micro-fazendas locais produzem a maioria da comida consumida pelas pessoas.


4. DIREITOS

A “cultura do cancelamento” continua crescendo conforme os consumidores se sentem mais legitimados para cobrar posicionamentos das empresas. Segundo o relatório, o ativismo dos jovens assumirá o protagonismo na conscientização sobre causas relevantes, pressionando políticos por mudanças reais. De acordo com a pesquisa, a busca por privacidade e pelo uso consciente de dados pessoais irá ser impulsionada pela tecnologia blockchain, que permite que o consumidor volte a ter controle sobre seus dados.

Veja três tendências relacionadas a direitos para 2030, segundo o relatório:

Os consumidores exigem mais igualdade e atitudes éticas entre si e por parte das empresas;

Responsabilidade corporativa será a principal medida de desempenho das empresas;

A tecnologia aprimora ainda mais a eficácia na promoção de mudanças sociais.


5. IDENTIDADE

O relatório aponta que os consumidores estão se afastando das rígidas definições de raça, gênero e sexualidade, e um movimento está surgindo em direção a identidades mais fluidas. Embora as pessoas atualmente estão mais conectadas do que nunca, sentimentos de solidão e isolamento estão em ascensão e atingirão proporções epidêmicas até 2030. Segundo o relatório, empresas, organizações sociais e governos devem criar soluções baseadas em tecnologia para ajudar a combater essa epidemia de solidão.

Veja três tendências relacionadas à identidade para 2030, segundo o relatório:

O mercado de trabalho se ajusta ainda mais ao futuro não-binário;

Uso generalizado de robôs para reduzir a ansiedade e incentivar a interação social;

As pessoas se identificam por suas experiências, não por seus bens materiais.


 6. UTILIDADE

Segundo o relatório, a iminência de uma catástrofe climática faz com que os consumidores passem a analisar seus hábitos de consumo, resultando num crescente movimento para um consumo mais lento e que enfatize durabilidade e funcionalidade. A rápida urbanização reduzirá o espaço disponível em casa, no escritório e em ambientes compartilhados, exigindo que os consumidores comprem menos coisas. Neste ponto, a economia circular ajuda os consumidores a saciar esse desejo por conveniência e consumo sustentável.

Veja três tendências relacionadas a valores para 2030, segundo o relatório:

As marcas priorizam as pessoas e o planeta em detrimento da lucratividade;

O mercado de artigos de luxo cresce à medida que mais consumidores optam por produtos sustentáveis e duradouros;

Os consumidores priorizam valores criativos e artesanais e produtos genuínos, de qualidade e duráveis.


7. EXPERIÊNCIAS

A demanda dos consumidores por experiências já existe hoje, mas o relatório aponta que o papel que a experiência de marca desempenha na tomada de decisão do consumidor está evoluindo. A “experiência” deixa de ser uma ferramenta de marketing e passa a ser uma ferramenta de forte conexão entre empresa e consumidor. Se por um lado a tecnologia gera uma infinidade de experiências, do outro, estar sempre conectado aumenta a demanda por interações offline. Por isso, o relatório indica que no futuro as experiências coletivas ganharão cada vez mais popularidade.

Veja três tendências relacionadas à experiência para 2030, segundo o relatório:

Os meios tradicionais de educação se tornam obsoletos, pois os consumidores priorizam sua própria felicidade e exploram novos caminhos para a educação e a carreira;

Um foco renovado em tradições mais antigas e celebrações que são centrado em torno da nostalgia, o que ajuda a congregar comunidades;

Pessoas passam a priorizar a “desconexão” para se divertir.


+ NOTÍCIAS

Expectativa do empresariado para negócios no Brasil é positiva, diz pesquisa
Quem está à frente das tendências para o ano de 2020?
Aprendizado “self-service” é uma das tendências globais da educação, diz estudo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]