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Falta de itens nas gôndolas cai para 10% em maio

Falta de itens nas gôndolas cai para 10% em maio

A ruptura de supermercados atinge o menor índice neste ano, segundo pesquisa da Neogrid/Nielsen. Veja em quais segmentos o problema é maior

A ruptura de supermercados passou de 11,16% em março para 10% em maio, segundo pesquisa da Neogrid/Nielsen. O porcentual é o menor registrado neste ano. A ruptura representa a falta de itens nas gôndolas e é um dos maiores problemas do varejo. Isso porque sem produtos em loja, o varejo perde oportunidade de vendas.

Os dados analisados são calculados pela solução NeoGrid Supply Chain Benchmark Powered by Nielsen, que traz o conceito OSA (On Shelf Availability), indicador que reúne informações homologadas de mais de 10 mil lojas de varejos do Brasil e que mede, diariamente, a disponibilidade de produtos na gôndola, a venda estimada por produto, por loja e por dia, as causas das faltas desses itens e como corrigi-las.

Entre os segmentos, a falta de produtos do setor de higiene e beleza foi a que apresentou a maior redução entre março e maio, uma queda de 1,69%. Com isso, o segmento apresentou no mês de maio uma ruptura de 9,23%. Já o setor de alimentos teve a ruptura mais alta de maio, de 10,57%. O segmento de Limpeza apresentou ruptura de 7,90% e o de Bebidas, de 9,44%.

“Com a troca do governo e o aumento da credibilidade dos empresários, houve maior investimento em produtos variados, o que consequentemente reduziu as faltas nas prateleiras”, explicou, em nota, o diretor de relacionamento do varejo da NeoGrid, Robson Munhoz.

O leve aumento nas vendas dos supermercados, de 0,24% nos primeiros quatro meses do ano, também é apontado como mais um motivo para a redução da ruptura.

“Com as mudanças políticas, há uma melhora na expectativa dos brasileiros sobre a economia e os varejistas esperam que a demanda aumente, mas os resultados atuais também têm relação com medidas econômicas tomadas anteriormente e que só começam a aparecer agora”, completou Munhoz.

Apesar do recuo, a ruptura ainda está com índices altos. “Historicamente, os varejos registravam índices em torno de 8% de ruptura. Precisamos aguardar as próximas movimentações para ver como o mercado irá reagir”, avalia Munhoz.

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