Promover um ambiente completamente renovado de saúde é um dos maiores desafios das clínicas, laboratórios e hospitais em todo o Brasil. E, sobretudo após a pandemia, essa dificuldade ficou ainda maior: é a hora de promover um atendimento que esteja mais alinhado com o tempo e a disponibilidade do paciente.
Pensando nisso, em dezembro de 2021, a Raia Drogasil, por meio da RD Ventures, realizou um investimento no Labi Exames e começou a revolucionar a jornada e a experiência do paciente. Desde o dia 30 de março de 2022, as empresas passaram a fornecer polos de serviços de saúde conjuntos: unidades tanto da farmácia quanto da clínica lado a lado, o que evita uma circulação maior do consumidor.
“O investimento no Labi teve por objetivo ampliar a prestação de serviços de saúde aos nossos clientes”, explica Marcílio Pousada, CEO da Raia Drogasil. “Além da dispensação de medicamentos, da venda de produtos de saúde, beleza e bem-estar e da realização de serviços farmacêuticos nas nossas farmácias, o Labi nos permitirá oferecer também exames laboratoriais, testes, check-ups, vacinas e consultas médicas integradas, seja nas clínicas e unidades do Labi ou na residência dos clientes”.
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Integração de produtos e a revolução no atendimento de saúde
De acordo com o anúncio das duas empresas, além dos serviços já prestados pelas atuais unidades do Labi Exames, as unidades do Labi Clínica oferecerão Consultas Médicas Integradas. E para a implementação das primeiras unidades desse projeto de integração, os locais foram o Grajaú e a Brasilândia, bairros localizados nas Zonas Sul e Norte de São Paulo, que visam atender um público de classe social mais baixa.
Ao todo, as clínicas atenderão sobretudo atendimentos de baixa complexidade, com consultas integradas por uma equipe de saúde própria e até mesmo teleatendimento. Os custos serão de apenas R$ 69,00, segundo a empresa.
“O Labi Exames é conhecido por seu propósito de oferecer saúde de qualidade e sem complicação. Com o lançamento do Labi Clínica, passamos a reunir consultas, exames e vacinas em um só lugar, conectando e integrando profissionais de saúde para oferecer um pronto atendimento ágil, moderno e eficiente em um único local”, explica Marcelo Noll Barboza, presidente do Labi Exames.
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Ao manter as lojas da Raia Drogasil, quase todas as necessidades de saúde estarão supridas em um único local, o que diminui o tempo de atendimento e integra as pendências do consumidor em um sistema correlacionado.
“Hoje, com a criação dos primeiros polos de serviços de saúde, damos um passo a mais, reunindo todos esses serviços em um único complexo físico, oferecendo nível inédito de conveniência e acessibilidade para os clientes tanto da RD como do Labi em regiões que tanto carecem de atenção”, complementa Pousada.
Mais uma etapa para o atendimento híbrido
Outro ponto de destaque é que essa nova disposição das empresas, lado a lado, também tem um foco mais direcionado ao modelo híbrido. Para a parte física, haverá enfermeiros presentes nos locais, mas boa parte dos atendimentos serão por teleconsulta — o que, além de diminuir o tempo, também barateia os custos.
O fluxo funciona da seguinte maneira: os clientes serão atendidos inicialmente por enfermeiros, que farão a triagem do paciente, incluindo anamnese, medição dos sinais vitais e avaliação dos sintomas. Em seguida, o paciente será encaminhado para consulta por vídeo com o médico, com o acompanhamento e suporte da equipe de enfermagem presente no local, possibilitando a execução dos protocolos de atendimento presencial que garantem maior assertividade na conduta médica.
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Além de todos esses processos, o paciente poderá ainda realizar exames laboratoriais no local, caso esses sejam necessários, e desfrutar de retorno gratuito.
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