Há de se notar que a experiência do cliente hoje, seja qual for o setor, não consegue mais ser promovida por apenas um único canal. Estamos na era phygital, na qual uma experiência não se limita mais ao digital ou somente ao físico: ela é híbrida. E a Netflix já percebeu essa tendência.
Depois da queda de assinantes e das tentativas para alavancar a audiência, frente às concorrentes, a gigante do streaming anunciou uma parceria com a empresa de viagens Sandemans New Europe, uma maneira de viver as séries e filmes em seus locais de gravação — que, a princípio, estão limitadas a Londres (Inglaterra), Madrid (Espanha) e Paris (França).
Em linhas gerais, a Netflix tem ampliado seus negócios para levar o consumidor a outro patamar com seu catálogo de séries e filmes. Mas agora, além de viver as emoções assistindo aos filmes, será possível, também, estar nos mesmos lugares que os atores.
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Netflix e o tour da Europa
A expectativa tanto da Netflix quanto da Sandermans New Europe é que, para cada um dos destinos, haja locais especiais que façam o usuário se sentir, de fato, dentro das séries.
Em Paris, há experiências voltadas para as séries Emily em Paris, Lupin e Notre Dame – La Part du Feu. No total, a experiência dura duas horas, com guias que traduzirão a experiência em inglês, espanhol e francês. O passeios incluem passagens pelos jardins de Luxemburgo, o Panteão, Notre-Dame e Pont Neuf.
Já para Londres, o passeio envolve paradas que aparecem nos longas Anatomy of a Scandal, Enola Holmes, Top Boy e as tão aclamadas (e premiadas) The Crown e Bridgerton. Também com duas horas de duração, a experiência passa por locais históricos da cidade inglesa, tais como a Casa Lancaster, a área de St James e parte da área central de Londres.
Por fim, o tour de Madrid mostrará parte dos cenários das séries Cable Girls, Money Heist, Elite e Valeria. A experiência passa pela Plaza de España, Riu Hotel rooftop, Gran Vía, Plaza de Chueca e Plazuela de la Memoria Trans.
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A ressignificação da experiência do streaming de vídeo
Ainda que não seja de fato uma iniciativa nova no mercado, a Netflix caminha para uma amplificação de seus negócios, e a parceria com a Sandermans New Europe é só o começo.
Nos últimos dois anos, a empresa também tem liberado em seu catálogo filmes, séries e documentários sobre viagens, uma maneira de incentivar o turismo motivado pelo conteúdo em vídeo da plataforma.
No Brasil, a Netflix inaugurou espaços interativos temáticos e públicos para interação com o usuário. Exemplo disso é a instalação comemorativa de Stranger Things, que está ativa na estação de metrô Fradique Coutinho, na capital de São Paulo.
Outros streamings também têm usado essa estratégia para promover para experiências mais imersivas. A Disney, pioneira quando o assunto é experiência, aumentou nos últimos anos suas ativações nos parques temáticos, com temporadas específicas de acordo com os lançamentos de séries e filmes do Disney +.
E ela não é a única: a HBO também incentivou um passeio temático pelos locais de filmagem da memorável Game Of Thrones, que conta inclusive com um tour em vários países da Europa para revelar os castelos — há até mesmo experiência com lobos. Vale lembrar que a recordista de audiência da HBO ganha um spin off em agosto deste ano e deve trazer inovações imersivas ao consumidor.
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