Nas redes sociais, especialmente no TikTok, diversos usuários compartilham festas de aniversário temáticas, jantares com filmes e até refeições inspiradas nas produções favoritas. É o caso da usuária @m3lodypark, que realizou a chamada Watch Party do filme Ratatouille, e preparou o famoso prato da animação. Já @tinyroosi preparou uma experiência para que os amigos assistissem a saga Harry Potter com direito a aperitivos inspirados nos filmes.
Agora, a Netflix lançou uma experiência similar: um restaurante com um menu inspirado em suas mais amadas produções, sediado no MGM Grand Hotel, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
O espaço irá oferecer café da manhã, almoço e jantar com pratos inspirados em produções como Bridgerton – com um serviço de chá inspirado na série de romance histórica –, Stranger Things, Wandinha – que apresenta nachos criados por Mãozinha, personagem icônico do universo de A Família Adams –, Casamento às Cegas – com drinks de diferentes sabores – e outros.
O Netflix Bites ficará aberto durante todo o ano para fãs de todas as idades.
Experiência gastronômica à la Netflix
O restaurante Netflix Bites não é uma novidade para fãs do streaming. Em 2023, uma versão menor ficou aberta durante um mês num modelo pop-up. Na época, chefs renomados que participaram de programas da Netflix, como Curtis Stone e Dominique Crenn, do programa Iron Chef, e Rodney Scott, do Chef’s Table: BBQ, além de participantes do reality show Drink Masters, foram convidados a participar da criação do menu.
O espaço era bastante similar ao conceito de diner ou lanchonete norte-americana, com cadeiras vermelhas de vinil, iluminação quente e intimista, inspirada nos anos 1980. Agora, o novo restaurante sediado no cassino MGM Grand Hotel propõe uma estética similar, porém mais colorida e com decorações também inspiradas nas produções audiovisuais do streaming, sob o slogan “From your screen to your table” (“Da sua tela para a sua mesa”).
O menu completo ainda não foi totalmente divulgado. Mas, no site do hotel, é possível ver algumas das opções já disponíveis. É o caso de uma barca de sushi inspirada no live action do anime One Piece, waffles, prato favorito da personagem Eleven, de Stranger Things, e uma sangria espanhola com elementos da série La Casa de Papel.
O resultado é uma experiência que realiza uma fusão entre a vida real e os universos criados pela Netflix, oferecendo uma oportunidade única para vivenciar sabores que existem apenas nas telas e na imaginação dos fãs.
Apostas em experiências
Nos últimos anos, a Netflix tem realizado diversas experiências físicas e imersivas, aproximando ainda mais o público das criações. É o caso da Stranger Things: The Experience, sediada em São Paulo, Paris, Nova York, Londres e outras. A jornada tem como proposta o Laboratório de Hawkins, ponto central da série, que convida os visitantes a participarem de um novo estudo do sono. A partir de então, os participantes embarcam em uma jornada interativa com personagens, ambientes e ações em uma história criada pela equipe por trás do programa.
Já nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália, a Netflix e a Shondaland – produtora da diretora Shonda Rhimes – criaram, em parceria com a Fever, a experiência The Queen’s Ball: A Bridgerton Experience, um baile inspirado no universo da série Bridgerton. Com apresentações musicais, interações imersivas com personagens e danças, os convidados são guiados por Lady Whistledown, personagem misteriosa da série, responsável por espalhar fofocas da alta sociedade britânica.
Ainda em parceria com a Fever, a Netflix lançou uma edição do Concerto Candlelight, com a trilha sonora da série tocada por instrumentos de corda. Essa experiência está disponível no Brasil, na cidade de São Paulo.
Experiência como diferencial
Segundo levantamento da Statista, no terceiro trimestre de 2024, o Prime Video, serviço de streaming da Amazon, liderou o market-share de serviços de assinatura de vídeo sob demanda nos Estados Unidos, com 22%. A plataforma foi seguida pela Netflix (21%), Max (13%), Disney+ (12%), Hulu (10%), Paramount (9%), Apple TV+ (8%), Peacock (1%) e outros.
Ainda segundo a Statista, após uma queda de assinantes entre 2022 e 2023, no pós-pandemia, diversas empresas tomaram ações para contornar esses desafios, como lançamentos de anúncios, reduzindo a quantidade de pontos de uso do streaming, demissões em massa e reduzindo gastos em conteúdo.
Com diferentes serviços de streaming disputando pela atenção de seus espectadores, em um mercado que está consolidando seus grandes players, as experiências podem representar um fator essencial para captar atenção, paixão de fãs e devoção por meio do encantamento.
*Fotos: Netflix/Divulgação.