Ainda era 2015 quando o Itaú Unibanco, em parceria com a Redpoint eventures, investiu no Cubo Coworking Itaú – espaço que consiste em uma organização sem fins lucrativos que propõe transformações para o mercado de empreendedorismo tecnológico em diferentes frentes. Em primeiro lugar, ele é um espaço de coworking para startups digitais. A ideia é funcionar como um fomento para essas novas empresas.
Dessa forma, os residentes contam com o apoio de mentores especializados nos mais diversos temas e com uma plataforma de eventos que prevê workshops, palestras, entre outras ações voltadas para empreendedores e interessados do setor. Hoje, espaço abriga 56 startups de diferentes segmentos.
Ao mesmo tempo, a Rede, empresa do conglomerado Itaú Unibanco, responsável pela captura e processamento de transações de crédito e débito das maiores bandeiras nacionais e internacionais, tem buscado cada vez mais inovação dentro do mercado em que atua. Por isso, realizou uma parceria com o Cubo Coworking Itaú.
Metas e objetivos
A iniciativa tem o melhor objetivo possível: unir os melhores pontos de cada uma dessas empresas e estimular o desenvolvimento de soluções digitais para os produtos e serviços. Com o acordo, a Rede espera encerrar 2017 com aproximadamente 80 aplicativos disponíveis para download na loja de aplicativos dos terminais Smart Rede.
“Queremos criar um ambiente propício para receber parceiros e desenvolvedores, que poderão utilizar a infraestrutura do local para capacitação própria e para o aprimoramento de suas soluções”, explica Frederico Souza, diretor de Produtos da Rede. “Além disso, vamos utilizar o espaço cedido pelo Cubo para a realização de eventos e encontros com este público, estreitando assim o nosso relacionamento e ampliando a rede de contatos de todos os envolvidos”.
Expectativas
Ao ampliar o número de soluções à disposição do cliente, a Rede espera um aumento na procura pelo terminal inteligente Smart Rede. Em uma analogia simples, o dispositivo representa para o mercado de meios de pagamento o mesmo que o smartphone representou para a telefonia móvel – permitindo que o lojista instale na ferramenta diferentes aplicativos para auxiliá-lo na gestão do negócio. “O novo terminal combina a versatilidade dos dispositivos móveis com uma tecnologia multiuso e baseada no conceito future-proof, que evita a troca de terminais para aceitação de novas tecnologias que venham surgir no futuro. Com a parceria, esperamos possibilitar a melhor gestão do negócio pelo próprio empresário e entregar uma experiência de compra mais aprazível ao consumidor”, explica Souza.
“Tenho certeza que a parceria da Rede com o Cubo será muito benéfica e proporcionará muito aprendizado para todos. O Cubo vai ajudar a Rede a entender o modelo de trabalho das startups, ao mesmo tempo que as startups poderão estar mais próximas de uma das empresas mais importantes do mercado de meios de pagamento do Brasil. Acredito que essa troca de conhecimentos contribuirá para melhorar a cada dia a experiência dos usuários, e para trazer mais inovação para o setor como um todo”, diz Ricardo Guerra, diretor executivo de tecnologia do Itaú Unibanco.”