Como transformar suas roupas usadas em renda e impacto social? A Pernambucanas, uma das principais marcas varejistas nacionais, lançou a plataforma “Voltei” para promover a economia circular e o consumo consciente. No entanto, essa iniciativa vai além do comércio de moda. É que parte dos lucros será destinada à Gerando Falcões, um ecossistema de desenvolvimento social que atua nas favelas de todo o Brasil para combater a pobreza de frente.
A varejista arrecadou e doou para a iniciativa até agora mais de R$70 mil para a ONG. Após passarem por reparos realizados por costureiras que fazem parte de um projeto social da empresa, essas peças foram disponibilizadas para compra pelos clientes. Os lucros foram para a Gerando Falcões que atua em mais de 6 mil favelas brasileiras.
Segundo Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas, essa abordagem da empresa é única. Normalmente, para apoiar instituições, as empresas doam peças, e fica a cargo das ONGs vender, reutilizar e buscar formas de arrecadar fundos com essa doação. “Preferimos fazer diferente. Optamos por deixar a venda, entrega e cuidado com as peças sob nossa responsabilidade e destinamos o valor final do lucro à Gerando Falcões, facilitando o processo para eles”, conta.
Leia mais:O impacto do crescimento do trabalho voluntário nas empresas
Como funciona a plataforma
A Pernambucanas tornou a revenda de roupas usadas mais fácil com o “Voltei”. Os clientes podem acessar o aplicativo da empresa, categorizar e fotografar as peças que desejam vender e obter um valor prévio para cada item. Isso proporciona uma experiência conveniente para aqueles que desejam limpar seus armários e ao mesmo tempo ganhar um dinheiro extra.
A plataforma “Voltei” aceita itens de vestuário de todas as marcas e promove a revenda de qualquer item de vestuário, seja feminino, masculino ou infantil, excluindo apenas calçados e acessórios. Os clientes têm a opção de receber até 50% do valor de cada peça vendida ou escolher doar parte ou o valor integral da venda à Gerando Falcões. Essa escolha consciente permite que os clientes contribuam diretamente para uma causa social importante enquanto participam da economia circular.
Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
Jornada de compra e de venda
As roupas usadas passam por reparos feitos por costureiras que fazem parte de um projeto social da Pernambucanas em Araçariguama. Isso garante que as peças estejam em ótimas condições antes de serem disponibilizadas para compra.
Após o processo de reparo, as peças são fotografadas por jovens de baixa renda envolvidos em um projeto de desenvolvimento audiovisual. Os clientes são notificados por meio do aplicativo assim que o produto é colocado à venda, garantindo total transparência e acompanhamento em sua jornada de compra.
Todas as unidades físicas da Pernambucanas são pontos de coleta de peças destinadas ao “Voltei”. Isso torna a experiência de participação na plataforma ainda mais acessível para os clientes, permitindo-lhes contribuir para a economia circular em qualquer lugar do país.
Apoio à Gerando Falcões
A parceria entre a Pernambucanas e a Gerando Falcões é um exemplo de como o setor privado pode colaborar com organizações do terceiro setor para construir um futuro mais próspero e digno. Edu Lyra, CEO e Fundador da Gerando Falcões, “é por meio de parcerias de sucesso como essa com a Pernambucanas que conseguimos fazer com que os projetos de transformação social da ONG ganhem escala e gerem impacto positivo para um maior número de pessoas”
Uma parte dos lucros gerados com o “Voltei” é destinada à Gerando Falcões. A parceria entre a Pernambucanas e a Gerando Falcões não apenas promove práticas de negócios sustentáveis, mas também proporciona uma experiência de compra e venda diferenciada para os consumidores. Com o “Voltei”, a empresa caminha para um futuro mais justo e ambientalmente consciente, onde a moda usada é transformada em algo mais do que apenas roupas – é uma oportunidade de fazer a diferença.
“Acreditamos que o varejo precisa estar integrado a iniciativas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas. O Voltei é mais uma ação em que conseguimos trazer a sustentabilidade para o nosso negócio, por meio do consumo consciente, alinhado a todo o nosso ecossistema, apoiando financeiramente, mais uma vez, as famílias brasileiras”, afirma Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas.
+ NOTÍCIAS
Saúde mental dos líderes: precisamos falar mais sobre isso
Geração Z busca marcas que valorizam sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social