Pesquisar
Close this search box.
/
/
“Excelência é uma busca incessante por melhorias”, diz CEO da Orfeu

“Excelência é uma busca incessante por melhorias”, diz CEO da Orfeu

O cuidado da Orfeu Cafés Especiais com toda a cadeia de produção inspira o Brasil a inovar, combinando tecnologia e expertise humana

A história do café remonta à história do Brasil, à cultura brasileira. Democrático, é um hábito que se manifesta  especialmente nas casas dos brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira da Industria de Café (ABIC), entre novembro de 2017 e outubro de 2018, 64% do produto foi utilizado dentro das residências. Nesse mesmo período, 21 milhões de sacas foram consumidas no Brasil, o que representa um crescimento de 4,80% em relação ao período anterior. Com esses números, o Brasil segue como o segundo maior consumidor de café do mundo.

É nesse contexto que a Orfeu Cafés Especiais cresce no mercado. Um dos principais diferenciais da empresa – e o ponto que a conecta diretamente os valores da Consumidor Moderno – é a busca pela excelência em cada detalhe do processo de produção e de distribuição, o grão à xícara do cliente.

Nos primeiros anos, a companhia se dedicava a uma produção menor, mais focada em um público atento ao café de qualidade, disposto a escolher itens de ponta. Há aproximadamente três anos, porém, a empresa passou por algumas transformações, com foco na proximidade com o consumidor e com o próprio Brasil. “Precisamos nos conectar com nossas origens”, afirma Amanda Capucho, CEO da Orfeu Cafés Especiais.

Confira a edição digital da Consumidor Moderno!

A missão da empresa, inclusive, é gerar valor dentro do País, gerar empregos, entregar excelência para o consumidor brasileiro, encurtando a cadeia e gerando mais benefícios para a questão ambiental. “O brasileiro sabe produzir com qualidade”, defende a executiva. “O café está no nosso sangue, na nossa história”. Do ponto de vista do consumidor, ela afirma que o paladar está cada vez mais apurado – tanto  ara queijos e vinhos quanto para o café. E a indústria
precisa estar atenta a isso.

Cafés da marca Orfeu em grãos, moído e em cápsulas biodegradáveis

Ao mesmo tempo, ela acredita que, mais do que buscar qualidade, o consumidor anseia por boas histórias e por conexão. A Orfeu manifesta isso, afinal, há mais de 400 funcionários que trabalham nas fazendas e aproximadamente 130 famílias moram onde o café é produzido. Os colaboradores cuidam de toda a produção – desde a muda do café até a cápsula biodegradável, uma das recentes inovações da empresa. “Cuidamos de toda a cadeia para garantir qualidade, constância e frescor”, afirma Amanda. “Excelência é uma busca incessante por melhorias, pois sempre haverá uma nova demanda e uma nova oportunidade de inovar”.

Par perfeito

Quando o assunto é café, a união entre o trabalho humano e a tecnologia também gera resultados ideais. Amanda conta que, na Orfeu, há um equilíbrio cuidadoso entre tecnologia e tradição. “Não é preciso usar tecnologia em métodos que foram criados antigamente e que ainda funcionam”, defende.

Como exemplo, ela revela que, na fábrica, acontece o processo de torra e, depois, a separação manual de algum grão que esteja fora de padrão – afinal, qualquer pequeno defeito pode prejudicar o sabor do produto. “Há uma série de processos e tecnologias que garantem que o grão chegue com o máximo de uniformidade na torrefação: há três maquinários que fazem a seleção por tamanho, cor e densidade e, depois disso, é feita a torra”, explica a CEO. “Depois, há funcionários que fazem a seleção, a olho nu”.

Apesar disso, há inovação em diversas etapas de processo – como no encapsulamento do produto. No cultivo, a empresa conta com uma tecnologia israelense para efetuar a irrigação por gotejamento, prática que garante a constância da produção independentemente da chuva ao longo do ano.

Amanda Capucho, CEO da Orfeu Cafés Especiais
Fatos sobre a Orfeu Cafés Especiais

– Atua nos formatos B2B e B2C, por meio dos canais de e-commerce, varejo, hotéis, cafeterias e restaurantes

– Cada um dos canais tem uma equipe própria dedicada a garantir a qualidade do serviço e manter a excelência do produto por meio do preparo ideal – nos hotéis e restaurantes, por exemplo, há baristas treinados pela Orfeu

– O atendimento ao cliente também é próprio e acontece pelos canais de chat, telefone e e-mail

– A empresa investiu em cápsulas biodegradáveis por apostar no meio ambiente, considerando a evolução e as demandas do pós-consumidor, mas sem repassar a conta para ele

– Orfeu é atualmente o café brasileiro mais premiado do mundo com 26 conquistas no Cup Of Excellence, premiação considerada o “Oscar” dos cafés especiais

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]