Durante o evento Google I/O 2018 muitas pessoas ficaram em choque ao perceber o alcance da Assistente Virtual da empresa. Na ocasião, ela agendou um corte de cabelo, usou expressões familiares à língua inglesa e marcou horário para um happy hour. A tecnologia, inclusive, ganhou nome: Google Duplex. O diferencial da ferramenta é que ela traz ao robô a capacidade de compreender linguagem natural, deep learning e texto to speech (TTS).
“O Assistente entende o contexto, as nuances e lida com adversidades de forma correta e educada”, explicou o CEO do Google, Sundar Pichai, segundo o Mobile Time. É fato: a tecnologia tornaria a vida das pessoas muito mais eficiente. Porém, a atualização que trará o Google Duplex não tem data para chegar aos celulares dos clientes.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
De acordo com o Canal Tech, o motivo para isso não é apenas tecnológico, mas de adaptação: o Google teme a forma como as pessoas vão lidar com a descoberta de que estão falando com uma assistente virtual ao telefone. Apesar disso, Lilian Rincon, executiva responsável pelo projeto do Google Assistente, afirmou, durante o evento, que acredita na familiarização das pessoas em relação ao Google Duplex. “Eu acredito que quanto mais pessoas usarem o recurso, mais ele vai fazer parte da nossa vida e ajudar a fazer mais coisas no mundo real, como marcar um horário no cabelereiro, e isso ajuda a fechar mais negócios”, afirmou.
Quando o assunto é a chegada ao Brasil, o Google percebe dificuldades relacionadas à chegada do produto a novas regiões devido à necessidade compreensão de sotaques, regionalismos e hábitos de determinados países. Existem também questões de burocracia, legislação e custos – como os altos impostos do Brasil.
Privacidade
Quando o assunto é o cuidado com dados, Lilian comenta que, para dar mais controle ao cliente, garantindo que ele não seja escutado pelo Google durante uma conversa, por exemplo, a empresa desenvolveu algumas estratégias.
Há uma função que mostra o que a tecnologia ouviu e, a partir disso, é possível deletar as informações que desejar. Além disso, se o usuário disser “Obrigado”, a assistente deverá entender que precisa ser desativada.
*Com informações da Mobile Time e do Canal Tech