Entre os dias 8 e 10 de agosto, a Unibes Cultural recebe a quarta edição do Homem Brasileiro, primeiro evento nacional que apresenta panoramas sobre comportamentos masculinos e o mercado. A iniciativa reúne pesquisadores, empresários e profissionais de diferentes áreas para compreender a composição de novos conceitos do que é a masculinidade.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
O painel “Macrotendências 2019” foi ministrado por Nelson Pinheiro – professor de Cultura e Comunicação na Universidade de Lisboa -, e trouxe reflexões e conceitos sobre aspectos presentes em uma masculinidade que começa a deixar valores antigos para trás. O professor pontuou que a última década apresentou transições significativas de estereótipos. “As últimas décadas foram magníficas nessas transformações. Tivemos uma mudança significativa nas relações de poder, que não se restringem só à masculinidade atualmente”, explica.
A apresentação contou com apontamentos e estudos sobre identidades, autenticidade e pluralidade. Uma construção que não é apenas física, mas também simbólica e digital, onde as principais estruturas sólidas já não são fatores limitadores para agir.
Dentro dessa reflexão sobre a reconstrução de estereótipos, Pinheiro acredita que talvez estejamos diante de um desligamento dos conceitos que compuseram as diferentes masculinidades até o momento.
“Estamos perante o fim dos estereótipos? Há muitas formas de ser homem atualmente, o próprio conceito de elegância não é mais o mesmo. As construções identitárias eram feitas de fora pra dentro, hoje esse processo é inverso e podemos criar as próprias identidades”, conclui.