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Longevidade, IA e custo de vida: as tendências de comportamento para 2025

Longevidade, IA e custo de vida: as tendências de comportamento para 2025

Os consumidores estão cada vez mais estratégicos em suas compras, buscando valor de longo prazo, pesquisando mais antes de consumir e aderindo a programas de fidelidade que oferecem benefícios reais.

Tradicionalmente, a Euromonitor International mapeia tendências emergentes em diferentes setores, destacando oportunidades estratégicas para as empresas. Um dos fatores que impactam o comportamento do consumidor e o desmembra em todas as tendências é a economia.

Outro ponto importante destacado é a mudança demográfica, que aponta para o envelhecimento da população. O número de consumidores com 65 anos ou mais deve chegar a 855 milhões este ano, representando 10% da população mundial. De acordo com os dados do relatório, esse grupo possui alto poder aquisitivo, mas ainda é pouco atendido, o que abre uma grande oportunidade para os negócios.

Diante das pressões econômicas e de um cenário global instável, os consumidores estão adotando uma postura mais estratégica e de longo prazo em suas decisões de compra.

Preocupação com a longevidade e a saúde

A população está envelhecendo e, pelas lições da pandemia, o acesso facilitado a informações sobre bem-estar e os avanços tecnológicos, os consumidores estão cada vez mais focados em investir em sua saúde a longo prazo. Segundo os dados, 52% dos consumidores acreditam que estarão mais saudáveis nos próximos cinco anos, e um terço pretende gastar mais com saúde e bem-estar.

O uso de dispositivos inteligentes e aplicativos para monitoramento da saúde tem crescido entre todas as gerações, com maior adesão entre Millennials e a Geração Z. A pesquisa apontou que esses consumidores buscam estabelecer hábitos saudáveis desde cedo, investindo em tecnologias que os ajudem nesse processo.

Além disso, há uma forte tendência na busca por remédios e suplementos específicos para questões ligadas à idade, como cognição, alterações hormonais e mobilidade articular.

Oportunidades para as marcas:
  • Desenvolver produtos de autocuidado personalizados, voltados para necessidades específicas de diferentes fases da vida.
  • Apoiar-se em evidências científicas para comprovar a eficácia de seus produtos e comunicar esses benefícios de forma clara e confiável.
  • Criar parcerias com empresas de tecnologia e diagnóstico, oferecendo soluções personalizadas e ferramentas de monitoramento em tempo real;

Consumidor consciente dos gastos

Os consumidores estão comprando de forma mais estratégica, priorizando o valor a longo prazo em vez de economias imediatas. As incertezas econômicas e o aumento do custo de vida fazem com que muitos prestem mais atenção aos seus gastos. Em 2024, 72% dos consumidores estavam preocupados com o aumento do custo dos itens do dia a dia, enquanto apenas 44% se sentiam financeiramente seguros. Além disso, 57% dos consumidores pesquisaram amplamente os produtos e serviços que consumiram ao longo do ano.

Diante disso, o conceito de “carteira inteligente” mostra bem essa nova realidade: compras mais conscientes, pesquisas aprofundadas e a preferência por produtos e serviços que oferecem durabilidade, qualidade e conveniência.

Para as empresas, essa mudança exige uma abordagem diferenciada. Ofertas de descontos imediatos estão cedendo espaço para estratégias que reforcem o valor percebido pelos consumidores. Um dos exemplos destacados no estudo é que marcas próprias de supermercados, por exemplo, estão expandindo suas linhas premium, garantindo qualidade superior a preços competitivos. Programas de fidelidade, conteúdos educativos e storytelling também se tornam ferramentas essenciais para conquistar a confiança do consumidor.

Oportunidade para marcas:
  • Desenvolva campanhas para segmentos do seu público para transmitir benefícios relevantes e específicos.
  • Conecte as prioridades do seu consumidor à sua proposta de valor para demonstrar o valor agregado confiável dos seus produtos ou serviços.
  • Promova a fidelidade com incentivos de curto e longo prazo que complementam sua oferta e também sejam úteis para seus clientes.

Foco filtrado

Essa é uma tendência que ganha força graças à sobrecarga de informações. Isso porque as marcas estão em uma corrida pela atenção do consumidor. No entanto, o estudo aponta que 67% dos consumidores procuraram maneiras de simplificar suas vidas em 2024.

Os consumidores não querem menos opções, mas melhores maneiras de descobrir o que precisam. Prova disso é que 42% dos consumidores fizeram compras por meio de transmissão ao vivo, porque os recursos do produto ou serviço eram mais fáceis de entender por meio desse canal.

Esse é um modelo em ascensão. Basicamente, os consumidores interagem instantaneamente com um apresentador por meio de um chat e podem comparar o produto ou serviço mostrado em tempo real, diretamente na plataforma ou site.

No Brasil, um dos sucessos que marcou essa tendência foi com as atrizes Larissa Manoela e Maisa, na qual ambas venderam aproximadamente R$ 40 milhões em apenas 20 minutos com produtos da Cimed.

Ainda com os dados da pesquisa, mais de um terço afirmou que uma navegação mais fácil nos sites melhorar sua experiência online, e quase um terço prefere rótulos mais simples. Assim como em outras áreas do comércio digital, a China lidera o setor de live streaming commerce, respondendo por 88% das vendas globais em 2024. No entanto, esse modelo tem se expandido globalmente, por duas plataformas de redes sociais focadas em vídeos curtos: TikTok e Douyin (versão chinesa do TikTok).

Outro ponto destacado no relatório da Euromonitor é o impacto dessa tendência no mercado de luxo. Apesar dos desafios econômicos e das mudanças no comportamento dos consumidores, levantamento mostra que esse segmento continua crescendo, atingindo 1,4 bilhão de dólares no final do ano passado, com expectativa de crescimento modesto para este ano.

Na análise, o consumo está sob forte pressão, e as marcas de luxo estão começando a sentir os impactos do crescimento global mais lento. Em tempos de incerteza, os consumidores de alta renda atraem mais atenção do que nunca. Apesar de representarem menos de 1% da população global, eles respondem por uma fatia significativa dos gastos, especialmente em luxo.

As marcas estão redefinindo suas estratégias para atrair esse público, que é mais jovem, diverso e exigente do que antes. Para conquistá-los, os analistas da consultoria recomendam comunicação clara, atendimento excepcional e uma experiência de compra impecável.

Oportunidade para marcas:
  • Personalize pontos de contato ou interações sempre que possível para fornecer informações relevantes e promover relacionamentos significativos com os clientes.
  • Otimize a experiência do usuário para agilizar a descoberta de produtos e eliminar o atrito da jornada de compras com as integrações tecnológicas certas.

IA ambivalente

Por fim, a Inteligência Artificial não poderia ficar de fora. A pesquisa apontou que os consumidores estão cada vez com mais expectativas sobre o uso das tecnologias. 43% dos consumidores consideraram a IA generativa uma fonte confiável de informação. Além disso, aproximadamente um em cada quatro disse que recomendações de produtos relevantes eram a principal vantagem de usar IA generativa em seu processo de compra.

Essa tendência apontou para um sentimento de preocupação por parte do consumidor. Isso porque, a IA generativa pode criar respostas imprecisas, infringir direitos autorais, plagiar trabalhos ou reforçar preconceitos. Outro ponto destacado, é que as alucinações de chatbot contribuem para a disseminação de desinformação. E o aumento de conteúdo gerado por IA nas mídias sociais – sem ser rotulado como tal – pode distorcer a realidade.

Os Baby Boomers mostraram a maior hesitação. Aproximadamente um quarto não se sente confortável com assistentes de voz fornecendo recomendações personalizadas – saltando para 48% quando questionados sobre andar em um veículo sem um motorista humano – enquanto a geração Y expressou o mais alto nível de conforto em ambos os aplicativos.

No entanto, cresce o número de investimentos IA por parte das empresas. A pesquisa mostrou que 41% dos profissionais disseram que suas empresas aumentaram os investimentos digitais nos últimos anos para responder às tendências de mudança do consumidor. Além disso, 65% dos profissionais disseram que suas empresas planejam investir em IA generativa nos próximos cinco anos.

Um dos focos de investimentos está na experiência do cliente. Assistentes virtuais mais inteligentes como Taobao Wenwen do Alibaba, Gênio da Beleza da L’Oréal Paris ou da IKEA Assistente de IA, têm ajudado a melhorar os recursos de pesquisa e recomendações de produtos, por exemplo. A expectativa é grande para 46% dos profissionais, que esperam que a IA generativa permita que suas empresas criem sugestões de compras mais inteligentes nos próximos 12 meses.

Oportunidade para marcas:
  • Seja transparente sobre o uso de IA generativa em todos os canais e conteúdos.
  • Analise o sentimento do consumidor para informar decisões sobre integrações ou aplicativos.
  • Avalie quais pontos de contato podem alavancar essa tecnologia em comparação com a expertise humana; encontre o equilíbrio certo.      

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