Os Estados Unidos é o país que mais tem empresas brasileiras em seu território, segundo Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras 2014, estudo realizado pelo Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da Fundação Dom Cabral, do qual participaram 66 empresas.
Ao todo, do universo das pesquisadas, 39 companhias brasileiras constam no principal país da América do Norte. Apesar disso, quando decidem internacionalizar, as empresas olham para os países vizinhos. ?A maior parte olha para a América Latina, por conta da proximidade cultural e política?, explica o professor Sherban Leonardo Cretoiu, coordenador da pesquisa.
?É uma internacionalização gradual, que começa perto, depois vai para os Estados Unidos e Europa à medida em que os investimentos vão se solidificando em outros países?, avalia. Segundo a pesquisa, quase 53% das empresas entrevistadas teve a primeira subsidiária ou franquia no exterior instalada em algum país da América do Sul. A América do Norte é a segunda colocada na escolha, com 28%, seguida pela Europa (10,3%), África (6%), Ásia (1,5%), e Oriente Médio (1,5%).
Segundo a pesquisa, as empresas brasileiras estão em 89 países, sendo que em 74 delas, a expansão ocorreu apenas por meio de unidades próprias, em 13 por meio de unidades próprias e franquias e em duas somente por meio de franquias. A concentração das empresas brasileiras que possuem presença física na América do Sul chega a 75% das entrevistadas.
Entre os países, a Argentina é o destino preferido na América do Sul. O país possui 33 empresas dentre as participantes. O Chile aparece em seguida, com 28 empresas, e o Uruguai figura na quarta posição, com 24 países. Portugal e Reino Unido são os únicos países europeus que aparecem na lista daqueles com maior presença de empresas brasileiras, conforme ranking abaixo.
?Estados Unidos ? 39
Argentina ? 33
Chile ? 28
Uruguai ? 24
Colômbia ? 23
Perú ? 23
México ? 22
China ? 19
Venezuela ? 16
Paraguai ? 15
Portugal ? 15
Bolívia ? 14
Reino Unido ? 14
Entrada e saída
O estudo também avaliou o movimento de entrada e saída das empresas brasileiras dos países onde iniciaram operação. Frente a 2013, 27% das empresas entrevistadas iniciaram novas operações em algum novo país, enquanto 15% delas interromperam alguma operação temporariamente ou desativaram definitivamente.
A Argentina é o país com maior índice de desinvestimento. Cerca de 60% das entrevistadas que interromperam operações ou acordos de franquias em outro país no país no ano passado, o fizeram na Argentina. Os motivos passam por questões econômicas e políticas, segundo o professor Sherban. Na lista dos países onde houve interrupção de operação ainda estão Chile, Paraguai, Angola, Guiné, Libéria, Itália e Portugal.
Leia mais:
Marcas brasileiras consolidam presença no exterior