Pesquisar
Close this search box.
/
/
EUA ainda é o destino preferido das empresas

EUA ainda é o destino preferido das empresas

América Latina é 1ª opção para sair do Brasil, mas EUA é o país com mais empresas brasileiras

Os Estados Unidos é o país que mais tem empresas brasileiras em seu território, segundo Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras 2014, estudo realizado pelo Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da Fundação Dom Cabral, do qual participaram 66 empresas.

Ao todo, do universo das pesquisadas, 39 companhias brasileiras constam no principal país da América do Norte. Apesar disso, quando decidem internacionalizar, as empresas olham para os países vizinhos. ?A maior parte olha para a América Latina, por conta da proximidade cultural e política?, explica o professor Sherban Leonardo Cretoiu, coordenador da pesquisa.

?É uma internacionalização gradual, que começa perto, depois vai para os Estados Unidos e Europa à medida em que os investimentos vão se solidificando em outros países?, avalia. Segundo a pesquisa, quase 53% das empresas entrevistadas teve a primeira subsidiária ou franquia no exterior instalada em algum país da América do Sul. A América do Norte é a segunda colocada na escolha, com 28%, seguida pela Europa (10,3%), África (6%), Ásia (1,5%), e Oriente Médio (1,5%).

Segundo a pesquisa, as empresas brasileiras estão em 89 países, sendo que em 74 delas, a expansão ocorreu apenas por meio de unidades próprias, em 13 por meio de unidades próprias e franquias e em duas somente por meio de franquias. A concentração das empresas brasileiras que possuem presença física na América do Sul chega a 75% das entrevistadas.

Entre os países, a Argentina é o destino preferido na América do Sul. O país possui 33 empresas dentre as participantes. O Chile aparece em seguida, com 28 empresas, e o Uruguai figura na quarta posição, com 24 países. Portugal e Reino Unido são os únicos países europeus que aparecem na lista daqueles com maior presença de empresas brasileiras, conforme ranking abaixo.

?Estados Unidos ? 39
Argentina ? 33
Chile ? 28
Uruguai ? 24
Colômbia ? 23
Perú ? 23
México ? 22
China ? 19
Venezuela ? 16
Paraguai ? 15
Portugal ? 15
Bolívia ? 14
Reino Unido ? 14

Entrada e saída

O estudo também avaliou o movimento de entrada e saída das empresas brasileiras dos países onde iniciaram operação. Frente a 2013, 27% das empresas entrevistadas iniciaram novas operações em algum novo país, enquanto 15% delas interromperam alguma operação temporariamente ou desativaram definitivamente.

A Argentina é o país com maior índice de desinvestimento. Cerca de 60% das entrevistadas que interromperam operações ou acordos de franquias em outro país no país no ano passado, o fizeram na Argentina. Os motivos passam por questões econômicas e políticas, segundo o professor Sherban. Na lista dos países onde houve interrupção de operação ainda estão Chile, Paraguai, Angola, Guiné, Libéria, Itália e Portugal.

Leia mais:

Marcas brasileiras consolidam presença no exterior

O desafio e a delícia da internacionalização

Varejo americano gerou 40 mil vagas em junho

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]