/
/
Etarismo prejudica a experiência do cliente com 60+

Etarismo prejudica a experiência do cliente com 60+

Cultura valoriza o jovem, mas público acima dos 60 anos já representa uma faixa da população maior que jovens de 20 no país

O consumo dos 60+ no Brasil ultrapassa R$ 1,6 trilhões segundo o Instituto Locomotiva e se constitui como um segmento de consumidores que vêm ganhando importância nos últimos 10 anos com a perspectiva do envelhecimento da população. Mesmo com mais relevância no mercado, ainda há muitas oportunidades para melhorar a experiência do consumidor grisalho, que costuma enfrentar inadequação dos serviços e produtos que foram concebidos sem levar em conta suas necessidades ou anseios.

Um dos obstáculos que os consumidores mais velhos encaram é o idadismo ou etarismo, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionados às pessoas com base na idade que têm. Atualmente a diversidade e a inclusão de minorias são temas prioritários, porém nem sempre o idoso é lembrado neste contexto. O preconceito e a falta de entendimento com o público idoso são barreiras que precisam ser ultrapassadas para o mercado poder atender suas demandas.

No Brasil há uma cultura que valoriza o jovem, sendo este o público-alvo da maioria das marcas, o ideal da juventude é o estilo de vida mais promovido na comunicação. Há uma associação direta do envelhecimento a algo ruim que deve ser evitado por todos. O fato é que brasileiro está envelhecendo e esse olhar precisa mudar rapidamente e ser mais inclusivo levando em conta as mudanças que o envelhecimento traz e os impactos na sociedade.

Do ponto de vista de consumo, uma pesquisa recente realizada pela Sociedade Brasileira de varejo e consumo (SBVC) denominada “Hábitos de compra do consumidor 60+” demonstrou a insatisfação ao realizar compras. Com relação às lojas físicas, os grisalhos reclamam de produtos caros, filas nos caixas, lojas muito cheias, dificuldade de acesso, falta de local para descanso e deslocamento.  Os fatores que mais influenciam a decisão de compra estão descritos no infográfico, com destaque à qualidade do atendimento e valor (preço) dos produtos.

Ressaltando a questão do atendimento, em artigo publicado na Folha em 14 de outubro de 2023, denominado “Brasil exclui do consumo idosos 60+ que já superam o total de jovens de 20”. Muitos idosos relatam situações que sofreram etarismo em lojas de varejo, com prestatodores de diversos serviços e instituições financeiras, prejudicando o atendimento e criando atritos na jornada. Os relatos mencionam desrespeito, desprezo, falta de paciência, infantilização do idoso e todo tipo de pré-julgamentos preconceituosos.

É importante evidenciar a importância dos 60+ nos rendimentos dos domicílios no Brasil. A pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de proteção ao crédito (SPC) demonstrou que em 2023, no Brasil, 43% dos idosos são os principais responsáveis pelo sustento da casa. No âmbito geral, 91% dos idosos contribuem com o orçamento do lar, sendo que em 25% dos casos colaboram com a mesma quantia que os demais membros da família e somente 9% não ajudam com as despesas. Isto significa que os grisalhos possuem renda e poder de compra.

Portanto, já está mais do que na hora da sociedade, estado e mercado valorizarem as pessoas idosas, evitando o idadismo na forma como enxergamos o envelhecimento e promovendo respeito às pessoas com 60+. Há necessidade de realizar um esforço de mudança que gere mais inclusão e empatia com os mais velhos.

* Tania Zahar Mine é CEO da Trade Design e professor de pós-graduação da ESPM

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]