Pesquisar
Close this search box.
/
/
Estudo inédito revela os efeitos da quarentena sobre o atendimento

Estudo inédito revela os efeitos da quarentena sobre o atendimento

Estudo realizado pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) em parceria com a OnYou avaliou as mudanças percebidas no atendimento das empresas a partir da mudança dos CPOs para o modelo de home office

A adoção da quarentena, Brasil afora, provocou o seguinte questionamento: quais serviços são indispensáveis para a qualidade de vida do cidadão? As respostas variam, mas, alimentação, higiene, segurança e conexão são alguns dos serviços sem os quais, sabemos, não é possível viver. Por isso, supermercados e farmácias, por exemplo, foram mantidos abertos.

A definição de quais atividades entrariam na categoria de serviços essenciais veio por meio de Decreto. A decisão está em linha com a Lei nº 13.979, editada em 6 de fevereiro – que dispõe sobre as atitudes a serem tomadas como resposta ao enfrentamento do surto de COVID-19. Um desses serviços é o atendimento ao cliente: é por meio dele que se garante, por exemplo, a possibilidade de comunicar uma falha no serviço de conexão ou defeitos em produtos alimentícios.

Diante disso, as empresas do setor foram provocadas a buscar alternativas que, ao mesmo tempo, garantissem a qualidade da prestação de serviços e a segurança dos colaboradores. A saída encontrada, em grande parte dos casos, foi a adoção do regime de home office. O desafio, é claro, não foi pequeno: do transporte de itens de comunicação (como computadores e telefones) até questões técnicas (como a aplicação de tecnologias de segurança de dados e a transferência do sistema telefônico para a casa do colaborador), as empresas precisaram superar diferentes desafios. E rapidamente.

Buscando respostas

Conforme as semanas passaram, ficou a grande questão: será que essa mudança afetou o relacionamento entre empresas e consumidores? Para responder essa e outras questões relacionadas, o Grupo Padrão e o Centro de Inteligência Padrão (CIP) em parceria com a OnYou, trazem um estudo inovador sobre o desempenho das empresas de Customer Process Outsourcing (CPO) neste período de pandemia.

O estudo analisou as alterações de desempenho dos indicadores de atendimento telefônico dos CPOs com operações acima de 10 mil Posições de Atendimento (PAs) – consideradas de grande porte – e inscritas no XXI Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente. Os dados considerados para a etapa de pré-pandemia foram coletados na segunda fase do estudo que dá origem ao Prêmio, na qual é feita a aplicação da metodologia de Ciente Oculto, pela OnYou. Para que fosse feita a comparação com o período de pandemia, foi realizada a mesma quantidade para as novas avaliações com os CPOs selecionados nos meses de abril e maio.

CONFIRA ALGUNS DADOS


Desempenho geral

Indicadores de monitoramento e qualidade de ligações realizadas nas centrais de atendimento

O home office funciona?

Com base nos dados apresentados no estudo, Jacques Meir, diretor-executivo de Conhecimento do Grupo Padrão, reconhece que, sim, CPOs podem atuar de maneira remota, utilizando diferentes recursos metodológicos e tecnológicos. “Não se pode afirmar que o atendimento durante a quarentena apresentou alterações significativas”, afirma.


Qualidade na Performance do Atendimento

Meir aponta que os indicadores de qualidade são muito similares nos dois períodos. “Os dados mostram que o canal telefônico pode ser viabilizado e migrado para modelos de home office em escala significativa sem que haja perda de qualidade”, diz. “Ainda assim, é normal que haja flutuações, visto que comparamos um período de algumas semanas com uma prática consolidada há décadas”.

 


Resolutividade no atendimento 

Como aponta o estudo, a resolutividade é um dos poucos cruciais para a qualidade do relacionamento com o cliente – afinal, é o objetivo de todo e qualquer contato, seja para eliminar dúvidas, seja por um problema em um produto ou serviço. Do período anterior à COVID-19 à quarentena, esse dado não mudou.

 


+ ESTUDO EXCLUSIVO

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]