Embora seja um ano marcado por tensões políticas e incertezas, 2018 não freou os investimentos de marketing. Isso é o que revela o levantamento “O Status do Marketing B2B no Brasil”, realizado pela Intelligenzia, agência brasileira com foco nas empresas B2B.
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Aproximadamente 80% dos entrevistados abordados no estudo afirmaram que não tiveram sua verba de marketing reduzida ao longo do ano devido à instabilidade política e o clima de eleições. Mais da metade das companhias não apresentaram mudanças em relação à verba de marketing, de modo que em alguns casos tiveram, inclusive, um aumento de orçamento em 2018.
Realizada entre os meses de maio e agosto, a pesquisa contou com a participação 320 entrevistados, a maioria composta por profissionais atuantes nas áreas de Marketing e Comunicação. Pelo menos 42% dos respondentes trabalham em empresas classificadas como de “grande porte”, de acordo com os critérios estabelecidos pelo IBGE. As médias, pequenas e microempresas representam 58% dos entrevistados.
Foco nos leads
Na versão de 2018, o estudo revelou que o marketing segue como recurso fundamental na ampliação de oportunidades, em especial neste cenário de incertezas geradas pela crise econômica. Prova disso que é que 67,5% dos respondentes da pesquisa citaram desenvolvimento de uma estratégia de atração e gestão de leads como ponto de foco dos recursos em 2018.
Outro dado interessante do levantamento foi a evolução, mesmo que tímida, no nível de maturidade das organizações em relação às estratégias de marketing. No estudo anterior, cerca de 52,9% dos entrevistados afirmaram que entendem, de maneira clara, quais são os principais pontos para a consolidação do marketing digital, de modo que este ano, 68,4% confirmaram o mesmo.