Pesquisar
Close this search box.
/
/
O poder da estratégia phygital e da hipersegmentação para o varejo

O poder da estratégia phygital e da hipersegmentação para o varejo

Entenda como a E-goi Digital Solutions está impulsionando a experiência phygital e a hipersegmentação por Inteligência Artificial para um varejo moderno e de sucesso

A necessidade de integração entre as experiências de compra física e digital – o que chamamos de experiência phygital – é um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas nos últimos anos. Dados da multinacional EY revelam que 36% das empresas estão investindo na digitalização da jornada do cliente. O último relatório do Gartner, também aponta que os gastos corporativos com TI no mundo em 2023 devem chegar a US$ 4,7 trilhões. Segundo especialistas, este crescimento é impulsionado pelos gastos em automação e busca por mais eficiência nas empresas.

Contudo, apesar do foco nos canais digitais, um estudo realizado pelo Euromonitor International identificou que 78% de todas as compras realizadas no mundo serão feitas em lojas físicas até 2024. Nesse complexo cenário, onde acompanhamos a crescente digitalização junto com a retomada ao consumo em lojas físicas, criou-se um cenário desafiador para os varejistas: a necessidade de uma maior integração da experiência de consumo física e digital.

Segundo Andreia Botelho, sênior account manager da E-goi Digital Solutions, plataforma de automação de marketing omnicanal portuguesa, há algumas soluções tecnológicas que permitem facilitar essa integração. De acordo com a executiva, a primeira delas – e uma das formas mais comuns – é o monitoramento de comportamento em estabelecimentos comerciais.

“A partir do momento em que o cliente se conecta à rede Wi-fi da loja, existe a possibilidade do tracking em loja física, desde a entrada até a saída do cliente. Isso ajuda o varejista a saber todos os detalhes sobre o percurso efetuado deste consumidor”, diz Andreia Botelho.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Andreia explica que junto a isso, insights previamente coletados com a análise comportamental, oriundos da coleta e análise de dados digitais, podem auxiliar marcas a traçarem o próximo passo de uma estratégia phygital de sucesso: as recomendações de compra em tempo real. “São soluções com recomendações personalizadas, suportadas por Inteligência Artificial, e que tenham por base o perfil do cliente, o seu histórico de compras e outras informações disponíveis”, detalha.

A importância do atendimento

Para garantir uma experiência coerente, relevante e unificada, Andreia Botelho alerta sobre uma peça importante no desenho de uma estratégia phygital: o atendimento em loja. “Quanto mais informações forem compartilhadas com os vendedores, como o perfil do cliente em loja, qual a possibilidade de churn e sugestões de produtos que podem ser oferecidos com chances de compra, maior será a probabilidade de reduzir a fronteira entre o digital e o físico, uma vez que a informação é tratada, compartilhada e posteriormente trabalhada pelos vendedores para maior conversão”, acrescenta.

Nesse caminho, a E-goi possui soluções eficientes, onde todos os dados coletados podem ser integrados em um Customer Data Platform (CDP), que permite obter uma visão 360º de cada cliente. “As informações coletadas na loja física e online se complementam para oferecer ao consumidor uma experiência completa e personalizada, com base no seu comportamento e interesses”, pontua Andreia.

Para se ter uma ideia, o uso do CDP aliado à automação de marketing pode gerar um aumento de 29% das vendas, segundo dados da consultoria Forrester. E para completar essa estratégia phygital, a executiva do E-goi recomenda o envio de comunicações omnicanal, que podem ser automatizadas, para que o cliente receba mensagens impactantes no momento e no canal de comunicação mais conveniente.

Conheça o Mundo do CX

Hipersegmentação por Inteligência Artificial

Nesse cenário onde personalização, ominicanalidade, segmentação e humanização desafiam empresas a gerir com maior acuidade a experiência de seus clientes, uma tecnologia tem auxiliado muito no incremento phygital do varejo: a Inteligência Artificial (IA).

Acompanhando esse movimento há bastante tempo, a E-goi, desenvolveu uma solução de hipersegmentação por IA, que cruza dados sobre o comportamento do consumidor tanto em lojas físicas quanto no ambiente on-line, criando uma visão mais ampla do seu comportamento de consumo.

Consequentemente, as estratégias de marketing e a comunicação da marca com seus diferentes públicos se tornam mais assertivas e eficazes.

Um exemplo é o da marca Mormaii, que com a implantação de uma solução completa e automatizada, presenciou um aumento de 28% na conversão em vendas de seus produtos. Além disso, a marca viu uma expansão de 50% na captação de leads e uma redução de 25% na taxa de rejeição das comunicações digitais, o que aproximou ainda mais a marca de seus clientes resultando em um engajamento 300% maior.

Para Miguel Gonçalves, CEO da E-goi Digital Solutions, a hipersegmentação hoje permite que uma marca envie recomendações personalizadas aos clientes, gerando comunicações mais assertivas. Ou seja, dentro da experiência phygital, a hipersegmentação por Inteligência Artificial vem se desenhando como uma poderosa ferramenta para o varejo. “Isso impacta toda a estratégia de venda, da atração à fidelização”, afirma.

Num mercado de consumo onde ambientes físicos e digitais convergem, a necessidade de se criar harmonia com agilidade e bons resultados é latente para varejistas de todos os tamanhos e segmentos. Com o ritmo intenso de estímulos comunicacionais que consumidores estão sendo impactados hoje, as marcas que souberem utilizar a automação e a hipersegmentação em suas ofertas, aliada a uma boa estratégia de Customer Experience, certamente se destacarão no competitivo mercado atual.



+ NOTÍCIAS
LG na CASACOR São Paulo: Inovação aplicada à vida

A relação entre as evoluções do CX e da tecnologia

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]