/
/
A estratégia phygital do Grupo SBF para conquistar mais consumidores

A estratégia phygital do Grupo SBF para conquistar mais consumidores

Apostar em multicanalidade, influenciadores digitais e logística são apenas algumas das ferramentas utilizadas pela companhia

Transformação digital, trabalho remoto e híbrido, omnicanalidade, estratégia phygital… são muitos os conceitos que, já há alguns anos, acompanham as empresas e, certamente, estão presentes nos sonhos e pesadelos de executivos mundo afora. Com a pandemia de COVID-19 e o consequente distanciamento social, entretanto, esses termos tiveram de sair do planejamento e migrar, urgentemente, para a realidade.

Para o consumidor, as transformações são mais naturais e fluidas do que para as organizações: no momento em que não podia ir às lojas, ele simplesmente migrou para o e-commerce. Depois, com a reabertura das lojas, voltaram a fazer compras no ambiente físico – mas apenas em casos em que realmente vale a pena. Ou seja, as empresas tiveram de investir em uma verdadeira estratégia phygital para, enfim, estarem preparadas para encantar o cliente onde quer que ele esteja.

Conheça o Mundo do CX

Existem alguns casos excepcionais nesse sentido. Um exemplo é o Grupo SBF, dono de um ecossistema composto por Centauro, Fisia (distribuidora da Nike no Brasil), NWB, Fitdance, OneFan e X3M, que aposta na complementariedade dos canais.

Na Centauro, por exemplo, as lojas funcionam como centros de distribuição, com foco em clientes que compram pelos sites ou aplicativos e retiram na loja mais próxima. Além disso, influenciadores digitais impulsionam as estratégias de social commerce e promovem, para os consumidores, experiências esportivas e de bem-estar presenciais.

Grupo SBF do digital ao físico

Nos canais digitais, o Grupo SBF divulga e vende produtos, mas também produz conteúdo sobre esporte – não apenas para quem já é atleta, mas também para quem almeja sair do sedentarismo. Com isso, busca construir um ecossistema, colocando o praticante e entusiasta do esporte no centro da relação.
Já nas lojas físicas – de Centauro e Nike, no caso –, o Grupo SBF busca oferecer uma experiência que extrapola a relação transacional de compra e venda. Essa estratégia é uma tendência global destacada, inclusive, na NRF 2023 por diferentes empresas: para que o cliente sinta que compensa ir até a loja em vez de comprar online, é preciso que haja mais do que produtos no ambiente físico.

Loja da Nike no Shopping Ibirapuera, em São Paulo/Crédito: Sandro Portaluri/Divulgação
Loja da Nike no Shopping Ibirapuera, em São Paulo/Crédito: Sandro Portaluri/Divulgação

Por isso, as lojas do Grupo SBF funcionam como pontos de vivência do esporte e do estilo de vida esportivo, meio de eventos de lançamentos de produtos, aulas, treinos, talk shows, encontros entre atletas e fãs, transmissões de jogos e competições etc.

Leia mais: O que esperar do social commerce em 2023?

Experiências em loja

Um exemplo disso são as lojas modelo G5 (Geração 5) da Centauro, que foram concebidas para oferecer serviços cada vez mais personalizados e experiências imersivas, sendo um lugar único de experimentação de produtos para a prática esportiva. O mesmo acontece com as lojas da Nike no modelo Rise. Em 2022, foram inauguradas no Brasil, pela Fisia, distribuidora oficial da Nike no país e integrante do Grupo SBF, as primeiras lojas com esse conceito no Brasil.

Esse novo formato, que já existe em outros locais ao redor do mundo, como Estados Unidos, Buenos Aires e Coréia, oferece produtos e serviços diferenciados para criar uma nova experiência de compra para os consumidores. Na loja Nike Rise do Shopping Ibirapuera (SP), por exemplo, são comercializados sneakers com modelos exclusivos. Também há um serviço de styling exclusivo: uma consultora de estilo disponível para auxiliar durante a jornada de compra e a disponibilidade de fazer ajustes em peças de roupa dentro da própria loja. Com o serviço Nike By You, o consumidor pode customizar tênis, tops, jerseys e camisetas com estampas e acessórios exclusivos.


+ Notícias

Quais as melhores práticas para se construir um bot humanizado na visão do Mercado Livre?

“O sucesso da jornada digital só é possível com o aprimoramento humano”, diz CEO da Tahto

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]