/
/
Este será o Natal do frango

Este será o Natal do frango

Metade dos brasileiros considera trocar peru por frango neste Natal. É o que aponta estudo da empresa especializada em ciência do consumidor

Estudo inédito realizado em todo o Brasil de 06 a 10 de novembro com 450 pessoas, pela dunnhumby, multinacional inglesa especialista em ciência do consumidor, aponta mudanças na ceia do brasileiro e a perspectiva de um Natal mais econômico em 2015.

Em relação ao comportamento dos consumidores na comemoração da data, foi possível verificar que a ceia tradicional continua perdendo espaço para bacalhoadas e churrascos, em substituição às aves natalinas ? tendência que vinha sendo detectada pela dunnhumby desde 2013.

Quando o assunto é ceia de Natal, metade dos entrevistados estão dispostos a substituir o peru pelo frango. 42% dos entrevistados considera o fator financeiro para a troca. E 44% dos entrevistados dizem não fazer questão do peru na ceia.

Pensando na importância de atender o cliente que busca esta substituição sem comprometer sua ceia, o GPA, parceiro varejista da dunnhumby no Brasil, por meio das redes Extra e Pão de Açúcar, já aumentou em 20% o volume adquirido de aves mais baratas, apostando principalmente no consumo da classe C.

Por outro lado, o panetone lidera a preferência do brasileiro. 61% dos entrevistados o consideram indispensável e 53% acham que o panetone é uma boa opção de presente, principalmente para familiares e funcionários.

Natal na crise

A crise econômica deve impactar o planejamento do brasileiro para o Natal. Estudo da dunnhumby revela que apenas 5% dos entrevistados pretendem fazer uma celebração mais farta do que em 2014. O Natal deste ano terá menos presentes ou apenas uma ?lembrancinha?. 18% vão deixar de presentear para cortar gastos e 43% comprarão presentes mais baratos do que no ano anterior.

Segundo Rafael Guarnieri Garcia, gerente de pesquisa da dunnhumby, a confiança na economia brasileira, que já era baixa no início do ano, está ainda pior. ?Em abril, 35% dos entrevistados estavam muito pessimistas com a economia e, hoje, este índice subiu para 45%. Além disso, a sensação é de que a situação da economia irá piorar nos próximos meses. A inflação de serviços públicos e de alimentos é a principal preocupação do brasileiro?, afirma o especialista.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]