Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como valorizar o social na agenda ESG em saúde? Presidente do Grupo Sabin explica

Como valorizar o social na agenda ESG em saúde? Presidente do Grupo Sabin explica

Em conversa com Lídia Abdalla, presidente do Grupo Sabin, revelamos como a liderança determina a transformação e sucesso em ESG para o mercado de saúde

Referência no mercado de saúde, o Grupo Sabin investe continuamente em inovação e segue as melhores práticas de governança socioambiental (ESG), colocando a pessoa no centro do cuidado, o que reflete seu propósito, missão, visão, valores e compromissos.

Segundo Lídia Abdalla, presidente do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, esse reconhecimento reflete a relevância desta pauta para a entidade, que tem certificado de Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa. Sede administrativa certificada pelo selo Gold Leadership in Energy and Environmental Design (LEED).

Além disso, tem participação no mercado livre de energia, que permite o consumo de energia proveniente de fontes sustentáveis. Possui também uma estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que permite o reuso de 100% da água utilizada dentro do maior Núcleo Técnico Operacional (NTO) do grupo. Além disso, há 17 anos o grupo realiza investimentos sociais por meio do Instituto Sabin, que já beneficiou mais de um 1,5 milhão de pessoas.

Foi sobre as características de uma liderança voltada para uma agenda ESG real no Brasil, que conversamos com a presidente do Grupo Sabin. Confira!

CM – Você sente que o consumidor é representado na agenda ESG do mercado brasileiro?

Lídia Abdalla – De uma forma geral, acredito que o mercado avançou bastante. O que se nota é que temos companhias mais motivadas e dedicar-se a boas práticas para gerar menor impacto ambiental e maior impacto social – tendência que vinha se desenhando nos últimos anos e que foi acelerada pelas recentes crises sanitárias globais.

O consumidor já não aceita apenas produtos e serviços de excelência, quer engajamento genuíno das empresas com os problemas concretos da sociedade. Temos uma economia gerada por ‘novos’ consumidores que pesquisam dados que vão além da descrição dos rótulos. As companhias notaram esta mudança e entenderam o valor de ter negócios mais sustentáveis, de atuar com transparência e investir em uma gestão consistente. Portanto, para ter consumidor fielmente representado na agenda ESG, é preciso ter ações, práticas e programas implantados para que esses compromissos sejam cumpridos.

ESG
Lídia Abdalla – Presidente do Grupo Sabin

“Para ter o consumidor fielmente representado na agenda ESG, é preciso ter ações e programas implantados para que esses compromissos sejam cumpridos”.

CM – O que, de fato, uma empresa ganha colocando o ESG como pilar central de suas estratégias de negócios?

Lídia Abdalla – ESG como pilar central nas estratégias de negócio contribui para a evolução da empresa, para o seu setor de atuação, para o ecossistema empresarial e para as comunidades, gerando um ciclo positivo de prosperidade.

O mercado financeiro também já entendeu isso. A parcela do capital que estabelece critérios baseados na agenda ESG é crescente. Então, não há outro caminho, ou as empresas desenvolvem ações genuínas que contribuam para a sociedade por vontade e consciência próprias ou terão mais dificuldade para financiar o crescimento.

CM – Como é difundir uma cultura empresarial voltada para a agenda ESG?

Lídia Abdalla – Em uma palavra: salutar. Quando nossas são práticas capazes de inspirar outras organizações a trilharem seus caminhos em direção às ações que buscam soluções para os mais diversos problemas, estamos sinalizando que é possível vivermos em uma sociedade melhor, com mais oportunidades e mais igualitária.

No Grupo Sabin, os investimentos nas pautas ESG são contínuos e começam de dentro pra fora. Entendemos que o crescimento real dos negócios está diretamente relacionado às pessoas no centro da estratégia, à contribuição às comunidades em que atuamos e a nossa capacidade de reduzir o impacto ambiental dos nossos negócios.

Também somos co-fundadores do Movimento Impacto, liderado por CEOs de grandes empresas que querem deixar um legado de inclusão e diversidade para as organizações. É uma das formas de inspirar outras empresas e marcas para construção de ambientes mais diversos e inclusivos.

Faça parte do maior congresso sobre experiência do cliente da América Latina

CM – Como sociedade, o que falta para essa agenda se tornar mais tangível e trazer modificações e benefícios em temas que há tanto tempo vemos serem discutidos, mas que ainda recebem pequenas ações isoladas, algumas quase sem ganho real e a longo prazo de melhorias?

Lídia Abdalla – O primeiro passo já foi dado. O mercado já compreende que ESG é muito mais do que um rótulo, exige compromisso e ações concretas. É claro que esta é uma caminhada longa de transformação e adaptação, mas deve levar em conta a urgência ambiental e social, por exemplo.

A agenda ESG é complexa e requer uma visão holística interna e externa para se consolidar em ações imprescindíveis. Não há como falar em crescimento sustentável e em ganhos econômicos e sociais, sem ter uma política séria de gestão de talentos, investir em relacionamentos saudáveis e seguros com os consumidores e cadeia produtiva, ter um modelo de governança pautada pela ética e transparência – com visão de futuro, agilidade na tomada de decisões, capacidade para lidar com cenários de incertezas.

CM – Para onde caminhamos com o ESG no Brasil, agora que o tema está mais maduro?

Lídia Abdalla – As empresas estão mais engajadas em ir além da excelência das suas atividades. São mudanças que chegaram para ficar e continuam impulsionando empresas a encontrar estratégias de negócios que proporcionem sucesso competitivo com responsabilidade.

Esta já é uma realidade e a tendência é que cada vez mais a agenda ESG motive as marcas a investir em projetos e programas mais sustentáveis a médio e longo prazo. É importante sensibilizar as lideranças sobre o seu papel de agente de transformação.

Conheça o Mundo do CX

CM – Como as empresas podem extrair dessa agenda conexões reais com consumidores para que sua importância seja amplamente considerada como ponto central das relações de produção e consumo daqui para frente?

Lídia Abdalla – É fundamental primeiramente compreender o contexto em que vivemos. O Brasil é um país multifacetado, com uma riqueza cultural ímpar e uma diversidade singular. Acreditamos que a diversidade nos fortalece como negócio, como grupo e como pessoas.

Além de contribuir como uma sociedade mais justa e consciente, a diversidade e inclusão nas empresas contribuem diretamente para a inovação em serviços e produtos que vão atender as necessidades e expectativas do consumidor, mas também as necessidades da sociedade como um todo.

Contribuir com a agenda ESG de forma autêntica e consistente permite a entrega de valor aos stakeholders, ao planeta e à sociedade e é a base para que tenhamos empresas, marcas e negócios competitivos, sustentáveis e longevos.

Assine nossa newsletter e receba sobre as principais notícias da experiência do cliente  


+ Notícias

Reparo está na moda! Mercado fashion e a nova lógica de consumo 

Como a tecnologia revolucionou operação dos bancos 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]