/
/
Equipamentos médicos em casa: o que fazer na falta de energia?

Equipamentos médicos em casa: o que fazer na falta de energia?

Vamos explorar as melhores alternativas para garantir a segurança e a saúde de quem tem equipamento médico em casa.

Cada vez mais, pessoas com condições crônicas ou doenças agudas necessitam de suporte constante para o monitoramento e tratamento médico no domicílio. Equipamentos como oxímetros, monitores de pressão arterial, ventiladores mecânicos, e dispositivos de controle de glicose passaram a ser parte do cotidiano de muitas famílias.

A presença desses dispositivos em casa traz benefícios inegáveis. Eles permitem um acompanhamento mais próximo da saúde do paciente, possibilitando intervenções rápidas quando necessário. Além disso, oferecem um senso de segurança tanto para o paciente quanto para seus familiares. Entretanto, essa dependência também traz desafios, principalmente quando há falta de energia.

Tratamento médico no lar

Isso porque uma simples interrupção no fornecimento de energia elétrica, como aconteceu na semana passada e tem previsão de ocorrer de novo neste fim de semana na capital paulista, pode comprometer o funcionamento desses aparelhos essenciais, levando a situações potencialmente perigosas. Portanto, é fundamental que as famílias com pacientes que dependem desses dispositivos estejam preparadas para lidar com emergências energéticas.

Dessa forma, para assegurar a segurança e coletar informações para possíveis ressarcimentos futuros, o Procon-SP recomenda que consumidores cujas residências possuam equipamentos de suporte à vida registrem, por meio de fotos ou vídeos, o estado de funcionamento, além de seguirem as precauções indicadas pelos fabricantes em casos de falta ou oscilações de energia durante as retomadas.

Ações a serem tomadas

Os usuários desses equipamentos devem realizar um cadastro prévio junto às distribuidoras. Isso é essencial para que a empresa possa tomar providências imediatas em caso de falta de eletricidade e para oferecer suporte em eventuais danos aos equipamentos. Aqueles que possuem medicamentos que precisam de refrigeração devem registrar sua existência, assim como recibos, bulas e receitas médicas, garantindo, assim, a presença e o estado desses produtos antes ou imediatamente após qualquer interrupção no fornecimento de energia elétrica.

A mesma orientação se aplica a alimentos armazenados na geladeira e, no caso de pequenos estabelecimentos, a produtos perecíveis em estoque. É importante registrar os produtos previamente ou logo após a falta de eletricidade, utilizando imagens, além de recibos, notas fiscais e outros documentos que possam servir como comprovação.

Fotografia

Embora não seja obrigatório, o consumidor tem a opção de fotografar os alimentos, receitas médicas e embalagens dos medicamentos; também pode anexar notas fiscais de compra desses produtos, reforçando o pedido que deve ser enviado diretamente à empresa ou, se preferir, ao Procon-SP.

Existe a previsão de chuvas e ventos fortes em São Paulo entre sexta-feira (18) e domingo (20). A informação é da Defesa Civil do Estado de São Paulo. O alerta decorre da passagem de uma frente fria. Essa condição trará chuvas significativas, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem ultrapassar os 60 km/h. Ademais, há possibilidade de quedas de granizo em áreas isoladas. O total de chuvas durante o final de semana pode atingir até 200 milímetros em várias regiões do Estado.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]