Pesquisar
Close this search box.
/
/
Fórmula do sucesso? Marcas ganham engajamento com comentários sobre as Olimpíadas no Twitter

Fórmula do sucesso? Marcas ganham engajamento com comentários sobre as Olimpíadas no Twitter

A rede social registrou um ranking de empresas com maior número de menções que comentaram os jogos olímpicos

A boa publicidade hoje está acompanhando os hábitos do consumidor. É fato: algoritmos chamam mais atenção quando estão mais bem encaixados nas páginas, as propagandas têm mais apelo quando já estão na vida do usuário — especialmente nas redes sociais, como o Instagram, Facebook, TikTok e Twitter. E saber surfar a onda dos acontecimentos recentes integra, de fato, o consumidor com a marca.

As Olimpíadas de Tóquio (Japão) estão aí como um grande exemplo de como a conexão com o momento por meio das redes pode ser poderosa para o marketing. O Brasil foi o segundo país que mais tweetou sobre os jogos em todo o mundo: entre 19 e 26 de julho, foram mais de 12 milhões de tweets sobre a competição, segundo levantamento do Twitter. Entre esses milhões, vale destacar, as empresas aproveitaram o momento para fazer uma publicidade inteligente.

De acordo com os dados do Twitter, tweets relacionados às Olimpíadas e especialmente aos medalhistas brasileiros tiveram bem mais engajamento, o que levou as marcas a serem mais comentadas que nunca na plataforma. Empresas como Havaianas, Apple e Netflix dispararam na rede social após postarem, de maneira integrada ao momento, conteúdos sobre os esportes — e isso as levou as serem as mais mencionadas no período.

A questão que salta sobre tudo isso é: como elas alcançaram esse patamar?

Humor, marketing e atualidades no Twitter

No ranking do Twitter, as marcas mais comentadas por ações que tinham relação com as Olimpíadas foram: Havaianas, Apple, Magazine Luiza, Netflix, CocaCola, XP Investimentos, Hotels.com, Oi, MRV e Brahma. Todas lançaram uma série de conteúdos na plataforma que tinham uma relação forte com os esportes, assim como com o humor.

No caso da Oi, por exemplo, houve publicações que uniram memes da internet com a situação da pandemia. A marca comentou sobre o skate, esporte no qual o Brasil levou duas medalhas de prata, e sua conexão com o esporte, algo que também saltou aos olhos dos internautas.

“Não é brasileiro quem não acordou com vontade de pegar o skate e sair sem rumo ouvindo Charlie Brown Jr. Muito orgulho desse esporte que a gente apoia há 19 anos”, destacou a empresa no Twitter.

O mesmo ocorreu com a Netflix. Após a conquista da medalha de prata por Rayssa Leal, de apenas 13 anos, a plataforma de streaming aproveitou o momento para divulgar seu filme “Uma Skatista Radical”, que tinha uma história semelhante à da atleta.

“Para quem acordou skatista desde criancinha hoje, recomendo o meu filme Uma Skatista Radical. A história é linda e você já emenda com o choro de emoção de ontem”, diz a empresa no tweet, um dia após a comemoração de Rayssa Leal.

A importância de aproveitar o timing

A Havaianas foi uma das marcas que mais interagiu com as Olimpíadas em suas redes. Os comentários levaram não apenas a um maior número de seguidores, mas também há um engajamento bastante elevado. A marca soube como misturar o humor de suas postagens com o momento — e foi justamente esse o maior acerto.

“Nas areias de qualquer lugar do mundo, sempre tem: 1) Havaianas e 2) Vitória do Brasil no vôlei”, destacou a empresa em um post na rede social. “Nesta casa nós temos orgulho da medalha de prata na ginástica artística feminina”, comentou em outro, que teve mais de 400 retuítes.

Para além da divulgação, a Havaianas também investiu em uma cobertura dos jogos — ainda que simples — por meio de sua plataforma no Twitter, o que gerou ainda mais engajamento e acompanhamento por parte dos usuários. Saber aproveitar o timing e promovê-lo com humor e conteúdo tornou-se uma das receitas de sucesso do social commerce.

Já dizia o ditado: tempo é dinheiro. E isso também funciona (muito bem, aliás) para as redes sociais.


+ Notícias

Voa, Fadinha: skatista Rayssa Leal estrela nova campanha da Nike

7 aprendizados que as Olimpíadas trouxeram ao mundo corporativo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]