Pesquisar
Close this search box.
/
/
Engajamento ético: como evoluir a relação com o consumidor

Engajamento ético: como evoluir a relação com o consumidor

Conexão entre empresas e clientes deve ir além da transação comercial, construindo relacionamentos a partir da transparência e privacidade.

Graças à conectividade do ambiente digital, hoje em dia o relacionamento entre empresas e clientes pode acontecer a qualquer momento, não só na hora da procura por um produto, mas também durante uma compra ou mesmo a exibição de um anúncio.

Marcas e consumidores circulam pelos mesmos espaços o tempo todo, em sites e, principalmente nas redes sociais, podendo se relacionar de diferentes formas.

Para as empresas, essa dinâmica é uma grande oportunidade para expandir os negócios, ganhar clientes e manter aqueles que já as conhecem satisfeitos. O sucesso dessa relação, contudo, exige interações genuínas e transparentes, que levem em conta não apenas os interesses da empresa, mas também o bem-estar do consumidor e da sociedade como um todo. O engajamento precisa ser ético.

“As empresas que priorizam o engajamento ético com o cliente podem se beneficiar de relacionamentos mais fortes com eles, de um aumento da reputação da marca e de uma vantagem competitiva sustentada no mercado”, afirma Suresh Raghavan, doutor em filosofia e professor associado da Universidade de Yenepoya, na Índia.

Os pilares do engajamento ético

A ética é um elemento fundamental no processo de ganhar a confiança e lealdade do cliente. Em um artigo científico publicado recentemente, o professor afirma que o comportamento ético das empresas deve ser baseado em quatro pilares: transparência, honestidade, privacidade e justiça.   

Transparência

Em um mundo conectado, onde todos têm acesso a informação, a transparência é essencial para o envolvimento dos clientes, pois assegura que eles estejam plenamente informados sobre produtos, serviços e práticas comerciais.

Comunicar-se de forma transparente significa fornecer informações precisas e completas aos clientes sobre as características dos produtos, preços, termos e condições de pagamento, assim como qualquer risco ou limitação associada às ofertas.

Esse tipo de comportamento gera confiança ao demonstrar abertura e integridade, permitindo que clientes tomem decisões mais conscientes e gerenciem suas expectativas de maneira eficaz. A transparência aumenta a satisfação e a lealdade do cliente ao cultivar uma cultura de honestidade e confiabilidade que, com o tempo, fortalece a relação com a empresa. 

Honestidade

A honestidade é fundamental para o engajamento ético com o cliente e deve ser baseada na verdade e sinceridade em todas as interações. A comunicação honesta implica evitar táticas enganosas, como publicidade falsa, reivindicações exageradas ou taxas ocultas.

Empresas que priorizam a honestidade constroem credibilidade junto aos seus clientes, estabelecendo uma base de integridade e confiabilidade na qual eles sabem que estão seguros. Além disso, a honestidade incentiva a conduta ética em toda a organização, encorajando os funcionários a defenderem valores e princípios morais em suas interações com os clientes.

Privacidade

O cliente precisa saber que está totalmente seguro quando se relaciona com uma empresa e isso, atualmente, inclui a segurança dos seus dados. Toda empresa lida diariamente com informações confidenciais, como dados pessoais, histórico de compras e comportamento de navegação, que devem ser tratados de forma responsável e ética.

Respeitar a privacidade do cliente envolve obter consentimento explícito para a coleta de dados, implementar medidas de segurança robustas para proteger essas informações contra acessos não autorizados ou violações, e garantir a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados do país, a LGPD.

Ao proteger a privacidade dos clientes, as empresas demonstram respeito por sua autonomia e por seus direitos individuais, fortalecendo a confiança na sua marca.

Justiça

Um tratamento justo envolve evitar a discriminação ou o favoritismo com base em fatores como raça, gênero, idade ou status socioeconômico, entre outros. As empresas devem se esforçar para criar ambientes inclusivos e acessíveis, onde todos os clientes se sintam valorizados e respeitados.

Preços justos, políticas transparentes e prestação de serviços consistente também contribuem para percepções de justiça e integridade na organização, aumentando a satisfação e a fidelidade do cliente.

“Ao abraçar a transparência, a honestidade, a privacidade e a justiça nas suas interações com os clientes, as empresas podem construir confiança e lealdade, impulsionando a rentabilidade e a sustentabilidade a longo prazo”, diz Suresh Raghavan.

Estratégias para um engajamento ético com o cliente

Na prática, empresas de qualquer segmento podem exercitar o engajamento ético com seus clientes concentrando nos seguintes pontos:

Atendimento humanizado

Invista em treinamento para sua equipe de atendimento. Todos os colaboradores devem ser capazes de tratar os clientes com respeito, paciência e empatia. Quando os clientes apresentarem problemas ou algum tipo de dificuldade, resolva-os de forma rápida e amigável. Mostre que a empresa está comprometida em ajudá-los.

Além disso, ouça atentamente aos clientes. Mostre que a organização se importa com suas preocupações e necessidades, sempre usando uma linguagem positiva e amigável.

Criação de conteúdo relevante e educativo

Produza conteúdo que agregue valor à vida dos clientes. Pesquise e entenda o que eles procuram, e crie conteúdos que respondam às suas perguntas e resolvam seus problemas.

Não sobrecarregue clientes com mensagens promocionais excessivas. Em vez disso, forneça informações úteis e valiosas. Além de posts com fotos ou textos e artigos, experimente vídeos – gravados e ao vivo – e podcasts. Isso mantém o conteúdo interessante e acessível.

Feedback contínuo

Peça feedback regularmente e use-o para melhorar seus produtos e serviços. Use pesquisas, avaliações e caixas de sugestões para coletar informações. Mostre que a empresa valoriza a opinião dos clientes. De posse dos dados, crie o hábito de analisar os resultados. Identifique padrões e áreas que precisam de melhoria e faça ajustes com base nas informações recebidas.

Inclusão e diversidade

Represente diferentes grupos na sua comunicação e marketing. Evite estereótipos e preconceitos e eduque o olhar de sua equipe para essas questões. Além disso, garanta que a empresa tenha políticas inclusivas e promova a diversidade em todos os níveis.

Ética e rentabilidade caminham juntas

Para o professor da Universidade de Yenepoya, empresas que têm sucesso em um mercado tão competitivo como o atual são aquelas que conseguem manter um delicado equilíbrio entre a confiança do consumidor em sua entrega e a lucratividade necessária para que o negócio se sustente.  

“Estratégias éticas de envolvimento do cliente servem como pedra angular para navegar neste equilíbrio, garantindo que a rentabilidade seja alcançada sem comprometer a confiança e a lealdade dos clientes”, ensina Suresh Raghavan.

CONAREC

CONAREC 2024 será a maior edição já realizada do principal evento de Customer Experience do mundo. A conferência reunirá centenas de lideranças e profissionais para compartilhar experiências, desenhar jornadas com o mínimo de atritos, gerar networking, fechar novos negócios e muito mais!

Com a chegada da Inteligência Artificial generativa, que está revolucionando todos os setores, o desafio se torna ainda maior. Venha para uma imersão de conteúdo e ajude a construir o CX do futuro.

O CONAREC 2024 será realizado nos dias 10 e 11 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Confira as novidades e participantes confirmados no site: CONAREC 2024.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]