Pesquisar
Close this search box.
/
/
Está em um momento de encruzilhada profissional?

Está em um momento de encruzilhada profissional?

Aqui vão 5 questões que podem ajudar a sair da inércia na carreira, com base em dicas de livros sobre aprimoramento profissional

Se o ano no Brasil realmente começa depois do Carnaval, então não tem mais como fugir: chegou a hora de se questionar sobre os próximos passos no trabalho em 2020. A Geração X, inclusive, é das que mais troca de emprego e segue em busca de propósitos de realização pessoal.

Se você está na turma dos insatisfeitos com aquilo que anda fazendo e chegou em um momento de encruzilhada – “fico no emprego que me paga bem ou tento algo novo?” – é hora de sair do plano das ideias e dar os primeiros passos para elucidar as dúvidas. Mas por onde começar, certo?

De olho nessas perguntas que não cansam de martelar na cabeça, seguem 5 questões que você pode fazer a si mesmo, baseado em ensinamentos de coachs de alta performance e livros de liderança. São os questionamentos básicos para entender melhor em qual lugar se está no amadurecimento profissional e um impulso para sair da inércia. Acompanhe!

Se pergunte: o que VOCÊ FAZ BEM?

Seja honesto consigo mesmo, sem exagerar nos talentos, mas também sem auto sabotar suas qualidades – algo que acabamos fazendo mais facilmente em momentos de insegurança. A lista pode conter todo tipo de atributo: se relacionar bem com as pessoas, ser ótimo em planilhas, capaz de criar mesmo sob pressão, gostar de organizar dados… E por aí vai. Essa lista também pode te ajudar a decidir no que se aprofundar para melhorar tal talento e fazer dele sua marca pessoal no momento. Todos somos bons em algo, basta encontrar o foco certo e ajustá-lo. Leia tudo junto para ver o que esses pontos fortes estão querendo te dizer.

Se pergunte: o que OS OUTROS RECONHECEM QUE FAÇO BEM?

Depois de se auto examinar, olhe adiante e anote o que as pessoas em torno sempre elogiam à respeito da sua personalidade ou de sua competência no trabalho. Liderança? Paciência? Agilidade nas tarefas? Você pode até fazer uma enquete com amigos próximos ou colegas com quem tem mais intimidade. Não tenha vergonha, se a ideia é chegar ao seu propósito para poder mudar de carreira, toda ajuda é bem-vinda.

Se pergunte: se eu pudesse ser ou fazer qualquer coisa no mundo, O QUE SERIA?

O exercício de imaginação ajuda a liberar desejos internos que acabamos escondendo por não acharmos “adequados”. Tirando o fato que praticamente todo ser humano gostaria de ser um “rockstar” (mais pela badalação do que pela produção musical, é claro), que outras coisas te interessam? Você pode começar pensando sobre seus hobbies ou aquilo que faz quando executa um trabalho voluntário. Às vezes, curtir bastante alguma coisa não significa que essa será sua profissão de verdade, como alguém que ama praticar esportes, por exemplo, mas jamais seria um esportista. Trabalhar no mercado esportivo – e aí as possibilidades são muitas – é algo que pode aproximar a pessoa daquilo que ela tem bastante interesse.

Se pergunte: qual é o RETORNO QUE TEREI COM ESSA ESCOLHA?

Se não conhece bem o campo profissional para o qual pretende rumar, faça mais pesquisas, converse com gente que está na área. É importante lembrar que, de certa forma, somos sempre iniciantes em alguma coisa, principalmente com a rapidez dos avanços tecnológicos. O saber só vale quando aplicado de fato, então na lista de prós e contras dos próximos passos é bacana entender que a mudança trará um período de desconforto inicial, mas que pode ser substituída pelo prazer de estar em busca de algo que faz sentido para você. Oriente-se, mais uma vez, por aquilo que te desperta vontade e que te dá resultados visíveis (prêmios, elogios verdadeiros, reconhecimento…).

 Se pergunte: como POSSO MELHORAR O QUE SEI?

Identificou sua potencialidade? Então hora de ajustar o foco e lapidar o conhecimento para poder se destacar mais. Desenvolver seu talento é o caminho mais rápido para fazer as pazes com o propósito e, portanto, se sentir realizado. Seja curioso, explore coisas novas. “Vejo milhões de pessoas todos os dias fazendo algo que não gostam e me perguntando por que não são um sucesso”, diz o escritor norte-americano John C. Maxwell, autor de uma dezena de livros de gestão, carreira e performance profissional, sobre busca de propósito profissional na vida. Escritor de livros como Os 5 Níveis da Liderança e Como Pensam as Pessoas Bem-Sucedidas, seus imputs servem de base para as perguntas sugeridas nesta reportagem.

Quer mudar de carreira em 2020? Veja 5 dicas fundamentais para dar este passo
LinkedIn revela quais serão as 15 profissões do futuro
Lista de profissões emergentes em 2020 reflete mercado de dados aquecido

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]