Pesquisar
Close this search box.
/
/
Encantar e engajar o cliente na era digital é correr contra o tempo, afirmam representantes de marca

Encantar e engajar o cliente na era digital é correr contra o tempo, afirmam representantes de marca

Cada segmento tem uma estratégia diferente, mas todos buscam a mesma coisa: consumidores felizes, fiéis e engajados com sua marca

A metamorfose constante do mundo digital chega com benefícios e desafios e, por mais que o alcance de certos produtos e serviços seja maior, encantar e engajar o público tornou-se uma tarefa cada vez mais difícil para empresas e criadores de conteúdo. A era da informação instantânea e da sobrecarga de dados trouxe consigo um novo conjunto de obstáculos para conquistar a atenção e a lealdade dos consumidores. Visando entender um pouco mais sobre o assunto, o painel “Qual a fórmula para encantar e engajar no mundo digital?” do CONAREC 2023, trouxe para debate os principais desafios que as organizações enfrentam ao buscar cativar audiências em um ambiente virtual repleto de competição e distrações constantes.

Mediado por Marcelo Carvalho, CEO e Fundador da MyPubli Company, o painel já começou com um questionamento bastante complexo, levando em conta que para conquistar o cliente, é necessário investir em conteúdo relevante e garantir que o atendimento seja simultaneamente pessoal e expansivo, de acordo com Marcelo. “Como as redes sociais redefiniram as estratégias tradicionais de branding e atendimento ao cliente?“, perguntou o mediador.

Leia mais:
Como encontrar o colaborador certo para sua empresa

 

Para Carol Parra, Diretora de Marketing, Growth & CX da Raia Drogasil, as redes sociais trouxeram a mudança da relação cliente e marca. “O consumidor escolhe quem quer seguir e ter contato, e quando escolhe a marca, essa conexão é muito forte. Permite que as marcas saibam com quem elas estão falando”, explica. Isso faz a marca entender o que o cliente quer, tendo a possibilidade de mudar estratégias e construir mais relevância e engajamento com seu público.

O dinamismo trazido pelas redes também é um ponto muito importante a ser abordado quando falamos sobre “encantar” o cliente, já que na era digital, tudo é imediato, afirma Eduardo Souza, Diretor de Digital & Growth da Vivara. “A rede conecta cliente marca real time. Antes eram canais veiculação offline, uma conversa unilateral, e hoje você vê vários comentários, feedbacks, respostas das marcas, o tempo todo muita troca”, explica. “Sem falar que com a IA tudo isso vira aprendizado, insight, etc. Acho que também tem o aspecto da humanização, agora você pode ver a marca mais pelos bastidores, é um dialogo muito fluido entre posicionamento e conversa transacional.” Ana Somaggio, Diretora de Marketing e Gente & Gestão do Grupo Ótima Digital acrescenta que, além dos pontos levantados pelos colegas, a constância e a coerência no processo digital são pontos que devem ser muito levados em consideração na hora de formar soluções.

Leia mais:
Chilli Beans: a marca que vende mais do que óculos

O papel dos influenciadores para as marcas

Marcelo questiona sobre a importância dos influenciadores na divulgação e fidelização dos consumidores para as marcas. Ana Vinhas, Gerente de Comunicação e Marca, NotCo, explica que principalmente no ramo alimentício vegano, eles são peça fundamental. “Eles são ferramenta de atributo de marca. No caso de comida vegana eu posso chamar um chef famoso que a pessoa já conhece, e aí ela vai associar que se um profissional daqueles pode usar um produto vegano para cozinhar, ela também pode, além de ter um referencial utilizando aquilo. É a construção do senso comum, vendo que o influencer usa a mesma coisa que você gosta”, conta.

“Você precisa dar um rosto para a sua marca, se conectar com seu público”, complementa Vinicius Andrade, CCO da Boca Rosa Company. “Quando a Bianca (Bianca Andrade, Boca Rosa) fala sobre a marca, é quando ela tem o senso de propriedade e responsabilidade levando aquilo adiante, ela faz isso com marcas que a contratam e que ela é embaixadora também, mas só quando ela realmente gosta do produto. Temos que ser comprometidos a um produto que estamos divulgando”, explica.  A dica de ouro de Vinicius é para as marcas jamais levarem a mensagem delas para a boca do influencer. “É preciso lidar com cada publipost como se fosse um casamento, entender com quem você se relaciona e agregar o público à construção de branding da marca. Se o influenciador gostar do produto, ele vai querer compartilhar e vender aquilo naturalmente e os seguidores vão ver credibilidade.”

Medindo o retorno de investimento no mercado digital e seus desafios

“Essa é a pergunta de milhões”, declara Ana Somaggio. Isso porque no contexto digital existem infinitas métricas e tudo depende da estratégia. “No B2B é a integração de identificar os indicadores, ter a visão dos pontos de contato, passar por venda, engajamento, tempo de site, métricas que criamos internamente entendendo a relação entre os indicadores pra ver qual caminho temos que seguir”, completa.

Como as mídias digitais oferecem muito mais recursos de análise do que as offline, conseguir dados é muito mais fácil. Porém, com novas facilidades surgem novas dificuldades, e dessa vez a análise desses dados se tornou bastante complexa justamente pelo grande volume de informação. “Isso permite medir o resultado de múltiplas maneiras. Na Raia Drogasil a gente tem a base de clientes bem grande, muita recorrência, então medimos mais do que usando só o digital, usamos muito o LTV (life time value), como engajamos com esse cliente, como participamos da vida desse cliente”, explica Carol. “Não é fácil calcular isso, mas definir a métrica tem que estar alinhado com a estratégia do seu negócio. Você quer mais que a venda, você quer um relacionamento.”

Leia mais:
Tecnologia a favor da saúde: o case de sucesso na parceria entre InterPlayers e Avaya

 

A integração entre canais digitais e físicos também dificulta a análise de dados e o estudo do retorno de investimento, afirma Eduardo. “50% das vendas da Vivara são omnichannel, e medir isso é complexo, porque o digital faz parte da venda física, e a experiência física faz parte da venda digital.” Carol complementa o raciocínio, afirmando que o cliente omnicanal é mais engajado com a marca do que o que usa só uma forma de compra, seja apenas a física ou digital. “O cliente que se digitaliza está cada vez mais engajado”, finaliza.

“A NotCo é uma marca nova, por isso temos que educar o consumidor. Temos KPIs imediatos mas também os de longo prazo e aí entra o maior desafio para as StartUps: o tempo”, conta Ana Vinhas. “O que as pessoas precisam entender é que meu maior faturamento não é B2C, mas sim B2B, mesmo que eu não tenha como medir a quantidade de vendas finais que o revendedor teve. Esse é o desafio da Boca Rosa Company, Como medir meu maior impacto se eu não tenho controle da venda final”, conclui Vinicius. Cada segmento possui suas dificuldades, por isso é necessário traças estratégias cada vez mais específicas e alinhadas com os objetivos da marca para atingir o resultado esperado.



+ NOTÍCIAS
Cobrança 4.0: como a inteligência artificial e a automação estão transformando o setor
Construir a experiência do cliente com sua marca é fundamental; especialista em branding explica

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]