Equilíbrio. É essa a palavra que precisa estar presente no cotidiano das empresas. A dedicação pode começar no cliente, mas precisa passar também por todos os outros públicos envolvidos com a companhia: acionistas, colaboradores e, é claro, a sociedade como um todo. Não basta, então, olhar apenas para um detalhe ou um aspecto. Hoje, cuidar de uma empresa é uma atitude que envolve cuidados com os mais variados stakeholders.
O estudo Empresas Notáveis, realizado pelo realizado pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) e publicado na edição 199 da revista Consumidor Moderno, deixa esse ponto bastante claro. Nele, a empresa que mais se destaca é o Itaú Unibanco. A companhia se destacou em todos os atributos considerados no estudo e foi líder em cada uma das dimensões consideradas. Além disso, obteve a melhor nota no ranking geral e no setor em que está inserida.
Isso significa que a empresa equilibra bem aquilo que faz. O segredo do banco, então, é possuir o seguinte objetivo: transformar a vida das pessoas. Assim, não por acaso, foi criada a plataforma #issomudaomundo. E muda mesmo? O Itaú mostra que sim.
Questionado sobre esse tema, o superintendente de marketing Eduardo Tracanella conta que tanto o público interno ? formado pelos colaboradores do banco ? quanto os clientes estão engajados em torno das causas envolvidas na plataforma.
?Entendemos que quando inspiramos as pessoas oferecemos a elas protagonismo para que transformem a vida?.
?Com isso, a relação com a marca muda. Os consumidores buscam marcas com as quais consigam se conectar em propósitos, valores, princípios?, diz.
Para levar esses ideais ao público, o Itaú Unibanco escolheu contar histórias. ?As pessoas parecem não estar mais abertas para relatos focados apenas na marca. Querem histórias construídas a partir de pessoas. Entendemos esse movimento há algum tempo e nos pautamos nisso. Não existe mais espaço para a propaganda tradicional?, confirma o executivo.
Para executar aquilo que é proposto pela plataforma e pelo propósito da empresa, o Itaú Unibanco atua em diversas causas, como o incentivo à leitura e cultura e apoio ao uso de bikes. Nesse sentido, o banco deu aos clientes também a oportunidade de contar histórias, pelo do programa Leia para uma criança.
Por meio deste, após a realização de um cadastro, o banco distribui livros infantis aos consumidores. Após a realização do pedido, os livros chegam à casa do consumidor ? sem qualquer custo. E para participar não é necessário ser cliente do banco.
Sobre o estudo
O estudo Empresas Notáveis, realizado pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), avaliou o desempenho de companhias de 19 diferentes setores. Assim, foram consideradas três dimensões: branding, valor e investimento. Para determinar a atuação da empresa em cada uma delas, foram avaliados nove estudos publicados na revista Consumidor Moderno durante 2014. Para cada estudo, foram destacados determinados direcionadores, que, por sua vez, dão origem às dimensões. E é o equilíbrio desses fatores faz com que as empresas de destaque sejam consideradas notáveis. Confira a matéria completa na edição 199 da revista Consumidor Moderno.
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