Em um dos momentos mais esperados do Simpósio Brasileiro de Defesa do Consumidor – uma iniciativa de A Era do Diálogo –, que acontece na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, 21 empresas subiram ao palco para receber o título de Empresas Legais 2018.
A iniciativa faz parte de um levantamento produzido pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) com o com o apoio da Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (Abrarec) e que identifica as empresas que estão menos propensas ao litígio e mais empenhadas ao diálogo e em cultivar bons relacionamentos com os consumidores.
“O efeito da transparência no diálogo com o consumidor nos negócios e nas relações de consumo é tão poderoso e benéfico que deve estar no topo da agenda corporativa de qualquer liderança realmente comprometida com a perenidade de sua empresa”, disse Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão.
Confira, a seguir, as Empresas Legais 2018:
- Banco do Brasil
- BMG
- Bradesco
- Bradesco Seguros
- Brasilprev Seguros e Previdência
- Claro
- Electrolux
- Embratel
- Fast Shop
- Itaú Unibanco
- JCS Brasil Eletrodomésticos
- Magazine Luiza
- NET
- Netshoes
- Positivo Tecnologia
- Renault do Brasil
- Ricardo Eletro
- Santander
- Telefônica?Vivo
- Virginia Surety
- Whirlpool
Como foi feito o estudo?
Produzido a partir de um minucioso levantamento em diferentes empresas de vários segmentos, o estudo parte de 17 indicadores, entre eles: participação ativa e conjunta com o sistema de justiça para a solução de conflitos, variação no número de acordos realizados pela empresa e variação do número de demandas registradas nos Procons.
Destaques
O levantamento trouxe um certo alento no que diz respeito à defesa do consumidor. Primeiro, a quantidade de empresas: foram 21 companhias que estão trilhando o caminho da pacificação da relação de consumo. Além disso, foi possível identificar que:
- 95% das Empresas Legais possuem núcleos de mediação de conflitos em sua estrutura (percentual 44% maior do que a média da amostra geral);
- 9 em cada 10 Empresas Legais adotam algum mecanismo alternativo para solucionar conflitos • 90% das Empresas Legais participam do Consumidor.gov.br, a plataforma de mediação de conflitos entre empresas e consumidores;
- A resolutividade das empresas na plataforma do governo é de 79%. Embora a participação tenha sido 10% menor do que em 2016, o índice de solução cresceu 4%;
- As Empresas Legais reduziram em 15% o número de demandas registradas no Procon entre 2016 e 2017.