/
/
Empresas brasileiras devem voltar a receber investimentos de Private Equity

Empresas brasileiras devem voltar a receber investimentos de Private Equity

Estimativa do BCG prevê que questões econômicas voltem a chamar a atenção das companhias de Private Equity para o Brasil. Entenda como e porquê

As empresas brasileiras devem voltar a entrar no radar das empresas de Private Equity que buscam expansão em países emergentes. O Brasil recebeu quase a metade de todos os investimentos de Private Equity da América Latina entre 2008 e 2015, mas perdeu os investimentos durante a recessão econômica.
A estimativa foi feita pelo The Boston Consulting Group (BCG) e apresentada no relatório Private Equity Strategies for Brazil’s New Economic Reality. A publicação prevê melhoras consistentes da e economia, baseadas principalmente nas reformas apresentadas pelo governo.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
“Essa combinação de fatores coloca o Brasil no ponto ideal para empresas dispostas a investir em economias emergentes. Durante a próxima década, o país vai oferecer uma oportunidade rara para empresas globais que desejam adicionar mercados emergentes em suas carteiras e também para empresas locais que querem intensificar os seus investimentos aqui”, explicou por nota Heitor Carrera, sócio do BCG e um dos autores do relatório.

Melhoras econômicas

O BCG estima ainda que, apesar da instabilidade econômica do primeiro semestre deste ano, o PIB brasileiro vai estabilizar em um ritmo de crescimento lento e constante, em média de 1,8% até 2021.
O relatório destacou ainda que embora muitos setores ainda estejam impactados com a recessão econômica, segmentos de consumo, como alimentos e saúde, continuam crescendo em taxas de dois dígitos, com perspectiva de manter o ritmo. Esses dois setores são os principais candidatos para o tipo de estratégia das empresas de PE, segundo diz a publicação.

Dicas

Segundo o BCG, o País possui aspectos únicos como os IPOs escassos e como as empresas são mais propensas a vender companhias de seu portfólio para compradores estratégicos, não financeiros. Por isso, a publicação destacou cinco estratégias que os investidores precisam se atentar antes de entrar no mercado brasileiro.

  1. Olhe além de alvos convencionais – onde a concorrência é forte – e considere investir em empresas em estágio inicial, ou até mesmo o lançamento de novas empresas a partir do zero.
  2. Renove o processo de triagem para um ambiente de crescimento lento. Identifique pequenos bolsões de crescimento ou compre ativos de empresas em dificuldade.
  3. Explore todas as opções para criação de valor. Dado que o crescimento global será mais difícil no futuro, as empresas deverão se concentrar em margens de lucro e outras abordagens.
  4. Traga conhecimentos específicos do setor para a mesa. Em um mercado onde a experiência local é crítica, as empresas precisam construir equipes fortes, que podem fazer as melhorias operacionais necessárias para criar valor em suas empresas de portfólio.
  5. Proteja-se contra a volatilidade da taxa de câmbio da moeda brasileira, definindo, potencialmente, períodos de investimento de longo prazo.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]