Pesquisar
Close this search box.
/
/
Makeda Cosméticos: uma história de empreendedorismo e personalidade

Makeda Cosméticos: uma história de empreendedorismo e personalidade

O CONAREC 2022 traz a história de empreendedorismo da Makeda Cosméticos, uma trajetória de família, cheia de desafios pessoais e realizações

No CONAREC 2022, o painel “Trajetória de perseverança no empreendedorismo”, trouxe as irmãs Sheila Makeda, CEO da Makeda Cosméticos e Shirley Leela, Diretora de Desenvolvimento da Makeda Cosméticos para uma conversa sobre empreendedorismo no Brasil.

Confira a cobertura completa do CONAREC 2022

Na história da Makeda, o empreendedorismo vem de família. Uma trajetória sobre fazer de cada momento e seus desafios, o combustível para seguir seus sonhos. Uma história que nas palavras de Sheila, “sempre com muito merecimento”.

Foi em 1993 que a mãe das irmãs, após uma formação em cabelereira, participou de um processo seletivo em uma empresa de cosméticos americana e ganhou seu primeiro kit de cosméticos e passou a atender à domicílio.

As irmãs, ainda adolescentes, acompanhavam tudo muito de perto. No entanto, em 1995 essa empresa encerrou suas atividades no Brasil e a mãe, desempregada,  abriu seu primeiro salão de beleza.

As irmãs então começaram a trabalhar com a mãe e o salão perpetuou por cerca de 15 anos.
As meninas se tornaram técnicas capilares e se especializaram em cabelos crespos. Trabalharam com várias empresas de cosméticos, participaram de diversas feiras e eventos e construíram um know-how de alto nível neste setor.

“Nosso diferencial é que além da técnica tínhamos o conhecimento no dia a dia do cabelo crespo” – Sheila Makeda, CEO da Makeda Cosméticos.

Conheça o Mundo do CX

Empreendedorismo e transição

Mas foi após um período de autoconhecimento sobre suas raízes africanas que Sheila decidiu que o cabelo afro seria sua marca. O próximo passo foi junto a sua irmã desenvolver um produto natural para pessoas com esse tipo de cabelo.

“Foi dando muito certo. Eu comecei a usar no meu cabelo e as clientes que eu atendia à domicílio também gostaram”, conta Sheila. A partir daí elas desenvolvem um tratamento exclusivo, uma técnica própria e deram início aos produtos da marca.

“Eu e minha irmã observamos uma oportunidade naquela época. Juntamos conhecimento técnico e muita vontade e investimos tudo que tínhamos na criação da Makeda Cosméticos”, conta Sheila.

“Foi visitando indústrias e com a ajuda de uma gerente de cosméticos de uma empresa, também negra, que me mostrou toda a área, que entendi os caminhos para criar a nossa empresa. Com 4 mil reais e com o dinheiro do tempo de serviço da minha irmã, que tinha sido demitida na mesma época, iniciamos nossa empresa”, relata Sheila.

Em 2012 a Makeda Cosméticos então lança seus primeiros produtos. “Mas como escalar essa marca e mostrar principalmente para a comunidade negra nossos produtos? Tivemos a ideia de participar da ‘Feira Preta’ nesse mesmo ano com apenas dois produtos, e eles se esgotaram rapidamente. Então pudemos ver nosso potencial e seguimos adiante”, conta Shirley Leela sobre o início da marca.

Confira toda a cobertura do CONAREC 2022

Makeda também é uma plataforma para empreendedorismo

A partir daí a marca se consolidou e criou uma linha de produtos veganos e naturais. Alguns anos depois, a Makeda passou por um projeto do Itaú para pequenos empreendedores e assim conseguiu ganhar escala de forma sustentável.

Veio a abertura da loja em um shopping no centro de São Paulo, toda de material reciclado, e a marca consegui amplitude no mercado de varejo de cosméticos.

“Nessa época lançamos um projeto para mulheres negras empreendedoras, o Projeto Makeda Terapeuta. Apoiamos mulheres negras de periferia que queiram trabalhar com a área da beleza e se especializar no tratamento de cabelos crespos e cacheados”, explica Sheila.

Ao final do case, a Makeda Cosméticos reforça o potencial do olhar atendo para nichos e novas oportunidades no varejo brasileiro.  Revela também toda a paixão e entusiasmo por trás de um sonho. E para todos os desafios de ser um empreendedor no Brasil, Sheila costuma dizer: “quando você agradece aos ‘Nãos’, você enche sua vida de ‘Sims’”.


+ Notícias

Criptomoedas e o salto tecnológico na experiência do cliente 

Pragmático, infiel e digital: como a Geração Z construiu mindset de smart buying 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]